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Mobile Marketing

Código: GMD214    Sigla: MM

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD2

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Mobile Marketing tem como finalidade dotar os alunos de competências na realização de acções de marketing através de dispositivos móveis.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Compreender o comportamento da Web;
2. Identificar Website Mobile que proporciona boas experiências ao utilizador.
3. identificar aplicações Mobile.

Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Definir estratégias Mobile;
2. Saber Criar, diagnosticar e otimizar website e landing Pages para Mobile;
3. Utilizar a realidade aumentada ou virtual no negócio.
4. Aplicar QRcode ao mobile marketing.

Programa

1. Realidade Mobile
1.1. Micro-moments
2. Website Mobile
3. Páginas instantâneas
4. Aplicação Mobile
5. Website
6. SMS
7. QR Code
7.1 Caso YouBeep e Continente Siga
8. Realidade Aumentada (RA)
9. Realidade Virtual (RV)
10. Internet das Coisas
10.1. Caso Emitu, IoT

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos 1, 1.1,2 e 3 permitem o aluno compreender o marketing para dispositivos móveis. Os conteúdos programáticos 4,4.1, 5,6,7,8,9, e 10 permitem aos alunos adquirirem competências de aplicação e análise no âmbito do mobile marketing.

Bibliografia Principal

Dias, Patricia; Teixeira-Botelho, Inês;Smart Marketing-Como o Mobile está a mudar Portugal, Edições Silabo , 2020
Martin, Chuck;Mobile Marketing - A Terceira Tela, M. Books, 2019

Bibliografia Complementar

Marques Vasco;Marketing Digital de A a Z, Digital 360 , 2019
Marques Vasco;MKT Digital 360 , Editora, Actual , 2018

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino implica a articulação entre formação em sala, formação em ambiente blended learning e formação em ambiente de mercado digital, garantindo a formação técnica dos alunos, a sua capacidade de investigação, recolha de informação e aplicação da mesma ao mercado digital em constante transformação.
Utilizaremos estratégia expositivas e demonstrativas. As apresentações multimédia servirão de apoio à parte expositiva. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a serem proativos e críticos acerca dos conteúdos e aplicação dos mesmos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho prático  Trabalho laboratorial ou de campo  21
Seminário  Participação Presencial  3
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  50
  Total: 107

Avaliação Contínua

Dois testes escritos, individuais: cada 30%
Trabalho escrito e apresentação individual ou de grupo - 40%

De acordo com o regulamento geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos definidos no que toca à aquisição de conceitos têm como metodologia de ensino características teórico-práticas assim como o incentivo a uma pesquisa constante por parte dos alunos. Desta forma os alunos adquirirão conceitos abrangentes Mobile Marketing, e estarão aptos a interpretações de terminologia antes de prosseguir na aquisição de novas competências em redes sociais.