Código: | GMD214 | Sigla: | MM |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 2º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Mobile Marketing tem como finalidade dotar os alunos de competências na realização de acções de marketing através de dispositivos móveis.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Compreender o comportamento da Web;
2. Identificar Website Mobile que proporciona boas experiências ao utilizador.
3. identificar aplicações Mobile.
Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Definir estratégias Mobile;
2. Saber Criar, diagnosticar e otimizar website e landing Pages para Mobile;
3. Utilizar a realidade aumentada ou virtual no negócio.
4. Aplicar QRcode ao mobile marketing.
1. Realidade Mobile
1.1. Micro-moments
2. Website Mobile
3. Páginas instantâneas
4. Aplicação Mobile
5. Website
6. SMS
7. QR Code
7.1 Caso YouBeep e Continente Siga
8. Realidade Aumentada (RA)
9. Realidade Virtual (RV)
10. Internet das Coisas
10.1. Caso Emitu, IoT
Os conteúdos programáticos 1, 1.1,2 e 3 permitem o aluno compreender o marketing para dispositivos móveis. Os conteúdos programáticos 4,4.1, 5,6,7,8,9, e 10 permitem aos alunos adquirirem competências de aplicação e análise no âmbito do mobile marketing.
Dias, Patricia; Teixeira-Botelho, Inês;Smart Marketing-Como o Mobile está a mudar Portugal, Edições Silabo , 2020 |
Martin, Chuck;Mobile Marketing - A Terceira Tela, M. Books, 2019 |
Marques Vasco;Marketing Digital de A a Z, Digital 360 , 2019 |
Marques Vasco;MKT Digital 360 , Editora, Actual , 2018 |
A metodologia de ensino implica a articulação entre formação em sala, formação em ambiente blended learning e formação em ambiente de mercado digital, garantindo a formação técnica dos alunos, a sua capacidade de investigação, recolha de informação e aplicação da mesma ao mercado digital em constante transformação.
Utilizaremos estratégia expositivas e demonstrativas. As apresentações multimédia servirão de apoio à parte expositiva. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a serem proativos e críticos acerca dos conteúdos e aplicação dos mesmos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Trabalho prático | Trabalho laboratorial ou de campo | 21 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 50 | |
Total: | 107 |
Dois testes escritos, individuais: cada 30%
Trabalho escrito e apresentação individual ou de grupo - 40%
De acordo com o regulamento geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual: 100%
Os objetivos definidos no que toca à aquisição de conceitos têm como metodologia de ensino características teórico-práticas assim como o incentivo a uma pesquisa constante por parte dos alunos. Desta forma os alunos adquirirão conceitos abrangentes Mobile Marketing, e estarão aptos a interpretações de terminologia antes de prosseguir na aquisição de novas competências em redes sociais.