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Web Design

Código: GMD213    Sigla: WD

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Página Web:https://elearning2324.isag.pt
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD2

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Software

Atom

Visual Studio Code

Bloco de Notas

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Webdesign tem como finalidade dotar os alunos de competências no desenvolvimento de websites. Serão trabalhados conceitos técnicos de infra-estrutura, transporte de dados pela internet, princípios de programação, princípios de produção e construção de código HTML/CSS. Não tendo como missão formar programadores ou desenvolvedores web, pretende envolver gradualmente o aluno no mundo do design para web.

Objetivos e resultados esperados de aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Planificar a estrutura de uma página Web sobre um roteiro ou exposição;
2. Criar o layout, integrar os conteúdos e construir a navegação.

Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Programação com código HTML;
2. Programação com código CSS;
3. Construção de websites.

Programa

1. Webdesign
2. Aplicativos de edição gráfica
2.1. Conceção de layouts para páginas Web
2.2. Intuitividade e navegabilidade
2.3. Folhas de estilo
3. Aplicativos de edição de páginas Web
3.1. Integração de conteúdos multimédia imagem, som e vídeo
3.2. Criação e composição de imagens
3.3. Animação e multimédia
3.4. Usabilidade e acessibilidade Publicação de páginas Web (FTP)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante dominar a programação com código HTML, programação com código CSS e a construção de websites. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios de webdesign, começando por abordar a programação com HTML e com CSS, explorando todas as suas potencialidades avançadas (tópicos 1, 2 e 3) que darão resposta aos Objetivos 1, 2 e 3.

Bibliografia Principal

Portela, F; Queirós, R.;Introdução ao Desenvolvimento para a WEB, FCA - Editora de Informática, Lda., 2018. ISBN: 978-972-722-897-3
Queirós, R; Portela, F.;Desenvolvimento Avançado para a WEB, FCA - Editora de Informática, Lda., 2020. ISBN: 978-972-722-915-4

Bibliografia Complementar

Figueiredo, B.;Web Design, FCA - Editora de Informática, Lda., 2004. ISBN: 978-972-722-433-3

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo autónomo individual  Estudo  53
Trabalho prático  Projectos  21
  Total: 107

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 30% da nota final.
Um projeto desenvolvido ao longo do semestre, com uma ponderação global de 40% da nota final.

Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.