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Marketing Estratégico para os Meios Digitais

Código: GMD211    Sigla: MEMD

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD1

Teórico-Práticas: 21,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing digital, designadamente na sua componente estratégica, tendo em conta as características do contexto empresarial contemporâneo, marcado pelas constantes mutações em termos de dinâmica, metodologia e processos de funcionamento. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os alunos deverão ser capazes de operacionalizar as seguintes tarefas:
1. Analisar os pontos fortes e fracos da empresa a nível digital;
2. Analisar oportunidades e ameaças do meio envolvente;
3. Definir objetivos estratégicos para o marketing digital;
4. Representar o perfil do público a atingir online;
5. Identificar fatores de diferenciação;
6. Definir uma estratégia de marketing digital.

Competências a desenvolver
1. Dominar o conceito de Marketing Digital e o respetivo contributo para as organizações/empresas
2. Identificar os elementos essenciais que definem o ambiente do marketing digital e dos respetivos meios
3. Compreender o processo de conceção e implementação de estratégias de marketing para os meios digitais

Programa

1. O Marketing 4.0
1.2 Marketing tradicional vs. Marketing digital
1.2 Os novos consumidores conectados
1.3 As subculturas digitais
1.4 O Marketing 4.0 na Economia Digital

2. Estratégias de Marketing Digital
2.1 O modelo estratégico do Marketing Digital
2.2 O modelo estrutural do Marketing Digital
2.3 Métricas do Marketing Digital

3. O Plano de Marketing Digital
3.1 Análise Interna e Externa
3.2 Análise SWOT
3.3 Objetivos
3.4 Segmentação e posicionamento

4. A Presença Online
4.1 Os Websites
4.2 As Redes Sociais
4.2.1 Facebook
4.2.2 You Tube
4.2.3 Instagram
4.2.4 Outras Redes Sociais
4.3 Os Blogs
4.4 Mobile Marketing
4.5 E-mail Marketing
4.6 Publicação de conteúdos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo 1 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 3;
- O objetivo 2 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 1 e 3;
- O objetivo 3 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 2 e 3;
- O objetivo 4 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 3 e 4;
- O objetivo 5 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 3;
- O objetivo 6 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 2, 3 e 4.

Bibliografia Principal

Vasco Marques;Marketing Digital 360, Lisboa: Actual editora, 2019
Philip Kotler et al;Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital, Lisboa: Actual editora, 2017

Bibliografia Complementar

António Novais de Paula;Marketing Digital para Empresas: Guia Prático para o Aumento das Vendas na Internet, Lisboa: Perfil Criativo Editores, 2019
Arnaud de Baynast;Mercator: 25 Anos: O Marketing na Era Digital, Lisboa: D. Quixote, 2018

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação - testes  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Trabalho laboratorial ou de campo  19
Estudo autónomo  Teste/Exame  55
  Total: 107

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 35%.
- Prova Escrita II: 35%.
- Trabalho de Grupo: 30%
a) Diagnóstico de Marketing: 5%: submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin
b) Versão final do Plano de Marketing 25%: submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin

Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.