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Multimédia

Código: GMD209    Sigla: MULT

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Página Web:https://elearning2223.isag.pt/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD1

Teórico-Práticas: 21,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Software

Inkskape

Adobe Photoshop

MIT AppInventor

GIMP

OpenShot

Shotcut

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Multimédia Empresarial tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível dos sistemas multimédia, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no meio empresarial.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas multimédia no meio empresarial;
2. Caracterizar tipos de Sistemas Multimédia e compreender o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar alguns Sistemas Multimédia necessários à realização de um projeto multimédia.

Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema multimédia e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Conseguir produzir multimédia recorrendo a alguns softwares específicos de produção multimédia.

Programa

1. Multimédia
1.1. Multimédia: o que é?
1.1.1. Contextualização do conceito multimédia
1.1.2. Tipos de informação multimédia
1.1.3. Definição de multimédia
1.1.4. Características dos sistemas multimédia
1.2. Tecnologias multimédia
1.2.1. Modelo de referência para as tecnologias multimédia
1.2.2. Aplicações multimédia
1.2.3. Autoria e projeto multimédia

2. Aplicações multimédia interativas
2.1. Classificação das aplicações multimédia interativas
2.2. Aplicações multimédia para a área empresarial
2.2.1. Aplicações de formação profissional
2.2.2. Aplicações de vendas interativas e marketing
2.2.3. Apresentações e comunicações multimédia
2.2.4. Aplicações de visão por computador
2.3. Aplicações multimédia para a informação ao público
2.3.1. Quiosques multimédia
2.4. Sistemas e ferramentas de autoria multimédia

3. Tipos de media estáticos
3.1. Texto
3.2. Gráficos vetoriais
3.3. Imagens bitmap

4. Tipos de media dinâmicos
4.1. Vídeo
4.2. Animação
4.3. Áudio digital
4.4. Música sintetizada
4.5. Fala
4.6. Generalizações

5. Projeto multimédia
5.1. Gestão e desenvolvimento de projetos multimédia
5.2. Análise e planeamento
5.3. Design
5.4. Produção
5.5. Teste e validação
5.6. Distribuição
5.7. Metodologias alternativas de gestão de projetos multimédia

6. Tecnologias e aplicações web
6.1. Protocolos para aplicações multimédia na Internet
6.2. Linguagens para aplicações Web
6.3. Modos de utilização da Web
6.4. Desenvolvimento de aplicações Web

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas multimedia aplicadas à area empresarial. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1 e introduzirão o Objetivo 2, passando para a sua aplicação prática utilizando softwares específicos (tópicos 2, 3, 4, 5 e 6) completando o Objetivo 2 e dando resposta ao Objetivo 3.

Bibliografia Principal

Gonçalves, D.; Fonseca, M. J.; Campos; P.;Introdução ao design de interfaces - 3.ª Edição Atualizada e Aumentada, FCA - Editora de Informática, 2017. ISBN: 9789727228706
Faustino, P;Marketing Digital na Prática, Marcador, 2019. ISBN: 9789897543890

Bibliografia Complementar

RIBEIRO, N., TORRES, J.;Tecnologias de Compressão Multimédia, FCA - Editora Informática, 2009. ISBN: 9789727226337
Ribeiro, N.;Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA - Editora Informática, 2012. ISBN: 9789727227440
Pernencar, C, Alcobia, I.;Photoshop CC - Depressa & Bem, FCA Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-794-5
Marques, V.;Marketing Digital 360, Almedina, 2014. ISBN: 978-989-694-109-3

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Estudo autónomo  Estudo  80
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Projectos  32
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 30% da nota final.
Um trabalho de grupo com uma ponderação de 40% da nota final (duas submissões e-learning).

Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.