• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GMD208

Comunicação de Marketing

Código: GMD208    Sigla: CM

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD1

Teórico-Práticas: 19,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da comunicação de marketing . Será abordada a estratégia integrada de comunicação. Contemplar-se-á os desafios e as novas tendências na comunicação de marketing.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem:
Os objetivos da unidade curricular são as seguintes:
1. Desenvolver competências de comunicação empresarial
2. Elaborar estratégias de comunicação offline e online
3. Elaborar estratégias de comunicação blended
4. Compreender o mix de comunicação

Competências a desenvolver:
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
-Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada na comunicação de Marketing;
-Ser capazes de elaborar uma estratégia de comunicação offline, online e blended
-Entender, em que consiste e como funcione o mix de comunicação.

Programa

1. Criação de valor na comunicação de marketing
2. Comunicação integrada de marketing
3. Criação e comunicação de marcas
4. O Mix de Comunicação
4.1 Força de Vendas
4.2 Publicidade
4.3 Marketing Direto
4.4 Relações Públicas
4.5 Patrocínio
4.6 Promoção
4.7 Merchandising
4.8 Comunicação Digital
5. Marketing nos canais on-line
6. Estratégia de marketing
7. Métricas de avaliação e controlo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Todos os capítulos dão resposta ao objetivo 1 na medida em que proponham desenvolver competências de comunicação empresarial
- Os capítulos 2 e 3 permitem responder ao objetivo 2 pelo desenvolvimento de conhecimentos dos meios de comunicação offline e online
-O capítulo 4 vai ao encontro do objetivo 3 pela aprendizagem do processo de elaboração de uma estratégia de comunicação blended
- Em particular o capítulo 2 permite responder ao objetivo 4.

Bibliografia Principal

Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I.;Marketing 5.0 - Tecnologia Para a Humanidade, Actual Editora, 2021. ISBN: 9789896946005
Baynast., A, Lendrevie., J, Lévy., J, Dionísio., P & Rodrigues, V;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018

Bibliografia Complementar

Ogden, J;Comunicação Integrada de Marketing - Conceitos, técnicas e práticas, Pearson Prentice Hall, 2008
Herrera, J. e Blanco, T.;Nuevas tendendias en comunicación, Madrid: ESIC - BusinessMarketingSchool, 2010
Remondes, J.;Marketing interno e Comunicação, Viseu: Psicosoma, 2011
Lendrevie, J. et al. ;Publicitor Comunicação 360º online offline, Alfragide: Dom Quixote, 2010

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e métodos interrogativos para a reflexão sobre os conteúdos. As aulas, além de teóricas, também irão assumir uma componente prática dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  4
Trabalhos  Trabalho laboratorial ou de campo  20
Estudo autónomo  Estudo  53
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 60% na classificação final (30% cada prova);
- Um trabalho prático em grupo de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 40% na classificação final.

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas, apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programar tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).