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Empreendedorismo e Inovação

Código: GMD207    Sigla: EI

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD1

Teórico-Práticas: 30,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
1. Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
2. Promover a experimentação e o teste de hipóteses;
3. Conceber modelos de negócio;
4. Saber construir um plano de negócios.

Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
2. Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
3. Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
4. Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.

Programa

I. O EMPREENDEDORISMO
1. Conceito e Relevância do Empreendedorismo
2. Tipos de Empreendedorismo
3. Empreendedorismo em Portugal
4. Constrangimentos à Atividade Empreendedora
5. O Empreendedorismo como função Estratégica

II. Tendências, Empreendedorismo e Inovação.
Atividade digital: Tendências: o que é ?
1. Tendências
2. Conceito e Realidades da Inovação
3. Inovação nos Serviços
4. Inovação em Portugal
5. Inovação em Serviços
6. O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento
7. O contexto de mudança: o papel da inovação
8. A inovação como função estratégica

III. A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO
1. A natureza e importância do empreendedorismo.
2. Estratégias e oportunidades de novas entradas.
3. A mente "entrepreneurial" e "intrapreneurial"
4. O processo empreendedor.
5. O empreendedor individual.

IV. CRIATIVIDADE E GERAÇÃO DE IDEIAS
1. Criatividade e ideia do novo negócio
2. Técnicas de geração de Ideias
3. O processo de planeamento e desenvolvimento de produto.
4. O processo criativo nos negócios empreendedores. Actividade
5. Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa.

V. O PLANO DE NEGÓCIOS GENÉRICO NO EMPREENDEDORISMO
1. O que é o plano de negócios?
2. Integração do modelo e do plano de negócios
3. Requisitos de informação para o plano de negócios
4. Componentes críticas do Plano de Negócios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos I e II;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos I e II;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo III;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo IV.

Bibliografia Principal

Katja Tschimmel;The Creativity Virus, Edição Mindshake, 2019. ISBN: 9789892094090
Manuel Alberto Ramos Maçães;Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional - Vol III, Actual Editora, 2018. ISBN: 9789896942205

Bibliografia Complementar

Drucker, Peter F.;INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP, 1998. ISBN: ISBN: 0-434-90407-4
Soumodip Sarkar;Empreendedorismo e Inovação, 2014. ISBN: ISBN: 9789725924068
Emerson, Melinda;Startup em 12 Meses Construa o seu negócio passo a passo, Self PT, 2020. ISBN: 9789898781796

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho Grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  32
Estudo Autónomo  Estudo  80
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Prova Escrita I: 35%

- Prova Escrita II: 35%

- Trabalho de Grupo (Business Plan) submetido através da plataforma E-Learning: 30%

Nos termos do Regulamento geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Empreendedorismo; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.