Código: | GMD206 | Sigla: | IMD |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 1º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Introdução ao Marketing Digital tem como finalidade dotar os alunos de conceitos básicos relacionando com o marketing digital, antes de prosseguir na aquisição de novas competências. Também deverão saber caracterizar o panorama de utilização das redes sociais assim como outras ferramentas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Compreender a emergência dos canais-online.
2. Identificar os conceitos base do marketing digital.
3. Identificar e conhecer as melhores práticas na gestão de redes sociais e outras plataformas on-line.
4. Identificar as novas profissões e tendências do mercado digital.
Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Reconhecer a evolução da WEB;
2. Identificar quais as redes sociais a utilizar para cada tipo de publicação;
3. Entender a história do facebook e sua importância nos crescimento das redes sociais;
4. Identificar as competências exigidas nas novas profissões.
1. Introdução ao Marketing Digital
2. Canais on-line e off-line
3. Introdução ao Inbound Marketing
4. Introdução ao Copywritting e Storytelling
5. Introdução às Redes Sociais
6. Criação de Negócios on-line
7. Introdução ao E-commerce
8. Introdução ao CRM
9. Novas profissões 5.0
O programa proposto permite aos alunos adquirir conhecimentos e desenvolverem competências:
1. Os conteúdos programáticos 1 e 2 permitem atingir o objetivo 1.
2. Os conteúdos programáticos 3 e 4 permitem atingir o objetivo 2.
3. Os conteúdos programáticos 5, 6, 7 e 8 permitem atingir o objetivo 3.
4. O conteúdo programático 9 permite atingir o objetivo 4.
Marques Vasco;MKT Digital 360 , Actual, 2018 |
Kotler, P.;Kartajaya, H;Setiawan, I.;Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital, Conjuntura Atual Editora, 2017 |
Ferreira P.; Oliveira E;Marketing a preto e branco, Vida económica- Editorial,S.A, 2015 |
Baynast., A, Lendrevie., J, Lévy., J, Dionísio., P & Rodrigues, V;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018 |
Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H.;Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Actual Editora., 2021 |
A metodologia de ensino implica a articulação entre formação em sala, formação em ambiente blended learning e formação em ambiente de mercado digital, garantindo a formação técnica dos alunos, a sua capacidade de investigação, recolha de informação e aplicação da mesma ao mercado digital em constante transformação.
Utilizaremos estratégia expositivas e demonstrativas.
As apresentações multimédia servirão de apoio à parte expositiva.
No decurso das aulas os alunos serão incentivados a serem pro-activos e críticos acerca dos conteúdos e aplicação dos mesmos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalhos | Projectos | 32 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 80 | |
Total: | 160 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada uma com uma ponderação de 30% da nota final
Um trabalho prático individual com a ponderação de 40% da nota final - Submissão na plataforma e-Learning (Base de dados Turnitin)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual: 100%
Os objetivos definidos no que toca à aquisição de conceitos têm como metodologia de ensino características teórico-práticas assim como o incentivo a uma pesquisa constante por parte dos alunos.
Desta forma os alunos adquirirão conceitos básicos do Marketing Digital e estarão aptos a interpretações de terminologia antes de prosseguir na aquisição de novas competências em redes sociais.