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Introdução ao Marketing Digital

Código: GMD206    Sigla: IMD

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD1

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Introdução ao Marketing Digital tem como finalidade dotar os alunos de conceitos básicos relacionando com o marketing digital, antes de prosseguir na aquisição de novas competências. Também deverão saber caracterizar o panorama de utilização das redes sociais assim como outras ferramentas.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Compreender a emergência dos canais-online.
2. Identificar os conceitos base do marketing digital.
3. Identificar e conhecer as melhores práticas na gestão de redes sociais e outras plataformas on-line.
4. Identificar as novas profissões e tendências do mercado digital.

Competências a desenvolver
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Reconhecer a evolução da WEB;
2. Identificar quais as redes sociais a utilizar para cada tipo de publicação;
3. Entender a história do facebook e sua importância nos crescimento das redes sociais;
4. Identificar as competências exigidas nas novas profissões.

Programa

1. Introdução ao Marketing Digital
2. Canais on-line e off-line
3. Introdução ao Inbound Marketing
4. Introdução ao Copywritting e Storytelling
5. Introdução às Redes Sociais
6. Criação de Negócios on-line
7. Introdução ao E-commerce
8. Introdução ao CRM
9. Novas profissões 5.0

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite aos alunos adquirir conhecimentos e desenvolverem competências:
1. Os conteúdos programáticos 1 e 2 permitem atingir o objetivo 1.
2. Os conteúdos programáticos 3 e 4 permitem atingir o objetivo 2.
3. Os conteúdos programáticos 5, 6, 7 e 8 permitem atingir o objetivo 3.
4. O conteúdo programático 9 permite atingir o objetivo 4.

Bibliografia Principal

Marques Vasco;MKT Digital 360 , Actual, 2018
Kotler, P.;Kartajaya, H;Setiawan, I.;Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital, Conjuntura Atual Editora, 2017

Bibliografia Complementar

Ferreira P.; Oliveira E;Marketing a preto e branco, Vida económica- Editorial,S.A, 2015
Baynast., A, Lendrevie., J, Lévy., J, Dionísio., P & Rodrigues, V;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018
Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H.;Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Actual Editora., 2021

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino implica a articulação entre formação em sala, formação em ambiente blended learning e formação em ambiente de mercado digital, garantindo a formação técnica dos alunos, a sua capacidade de investigação, recolha de informação e aplicação da mesma ao mercado digital em constante transformação.
Utilizaremos estratégia expositivas e demonstrativas.
As apresentações multimédia servirão de apoio à parte expositiva.
No decurso das aulas os alunos serão incentivados a serem pro-activos e críticos acerca dos conteúdos e aplicação dos mesmos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalhos  Projectos  32
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  80
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada uma com uma ponderação de 30% da nota final
Um trabalho prático individual com a ponderação de 40% da nota final - Submissão na plataforma e-Learning (Base de dados Turnitin)

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos definidos no que toca à aquisição de conceitos têm como metodologia de ensino características teórico-práticas assim como o incentivo a uma pesquisa constante por parte dos alunos.
Desta forma os alunos adquirirão conceitos básicos do Marketing Digital e estarão aptos a interpretações de terminologia antes de prosseguir na aquisição de novas competências em redes sociais.