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Marketing

Código: GMD204    Sigla: MKT

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CSPGRS Plano Curricular_Novo Plano 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GMD1

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

1. Definir o conceito de marketing e reconhecer a sua importância para o crescimento de uma organização/empresa.
2. Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico.
3. Compreender o comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão.
4. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta.
5. Identificar e desenvolver estratégias no âmbito das diferentes variáveis mix de marketing.
6. Combinar os diferentes elementos de marketing num plano coerente e saber como implementá-lo.

Competências a desenvolver

- Dominar o conceito de Marketing e o seu contributo para as organizações/empresas.
- Compreender a perspetiva evolucionista e as envolvências do Marketing.
- Conhecer o processo de decisão e de compra e os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores.
- Compreender a segmentação do mercado consumidor.
- Compreender o posicionamento como estratégia de Marketing.
- Desenvolver e relacionar as variáveis do Marketing-Mix.
- Desenvolver a elaboração de um plano de Marketing.

Programa


1. Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0: evolução
1.1 Novos paradigmas de Comunicação de Marketing
1.2 As novas realidades do marketing
1.3 O Marketing de conteúdos
1.3.1 O Storytelling

2. O Plano de Marketing
2.1 Análise Interna e Externa
2.2 A Matriz SWOT
2.3 Missão, Visão, Valores
2.4 Segmentação e Posicionamento
2.5 O Marketing-Mix

3. O Consumidor e o comportamento de compra
3.1 A Ciência das Compras
3.2 A dinâmica do processo de tomada de decisão
3.3 A demografia das compras
3.4 O fator experiencial
3.5 A configuração do espaço físico
3.6 "Store design and experience" - tendências atuais
3.7 A importância do espaço físico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1;
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 3;
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;

Bibliografia Principal

Kotler, P. et al;Marketing 5.0, Actual Editora, 2022
Moutinho, L. et al;Marketing Futureland, Lidel Editores, 2022

Bibliografia Complementar

Kotler, P.;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017
Kotler, P.; Armstrong, G.;Principles of Marketing, Pearson, 2020

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Trabalho de Grupo  Projectos  10
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  61
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Prova Escrita I: 35%.
- Prova Escrita II: 35%.

- Trabalho de Grupo: 30%
Submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin

Nos termos do regulamento geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.