Código: | GMD204 | Sigla: | MKT |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 1º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Docência - Horas
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1. Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0: evolução
1.1 Novos paradigmas de Comunicação de Marketing
1.2 As novas realidades do marketing
1.3 O Marketing de conteúdos
1.3.1 O Storytelling
2. O Plano de Marketing
2.1 Análise Interna e Externa
2.2 A Matriz SWOT
2.3 Missão, Visão, Valores
2.4 Segmentação e Posicionamento
2.5 O Marketing-Mix
3. O Consumidor e o comportamento de compra
3.1 A Ciência das Compras
3.2 A dinâmica do processo de tomada de decisão
3.3 A demografia das compras
3.4 O fator experiencial
3.5 A configuração do espaço físico
3.6 "Store design and experience" - tendências atuais
3.7 A importância do espaço físico
- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1;
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 3;
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2;
Kotler, P. et al;Marketing 5.0, Actual Editora, 2022 |
Moutinho, L. et al;Marketing Futureland, Lidel Editores, 2022 |
Kotler, P.;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017 |
Kotler, P.; Armstrong, G.;Principles of Marketing, Pearson, 2020 |
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 10 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 61 | |
Total: | 107 |
- Prova Escrita I: 35%.
- Prova Escrita II: 35%.
Prova escrita individual: 100%.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.