Negociação e Técnicas de Vendas em Contexto Internacional
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
GCI2
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A presente unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e competências que contribuam para a prática de atividades profissionais relacionadas com técnicas de Negociação.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1- Dar uma visão prática da negociação, através da explicação de conceitos-chave e da apresentação de recomendações e ferramentas que se podem aplicar na vida pessoal e na vida profissional;
2- Apresentação de case studies vivenciados por gestores de sucesso nacional e internacional que ilustram diversas abordagens, estratégias e táticas negociais;
3- Apresentação de conceitos relevantes para a descrição de recomendações ao longo de um processo negocial típico e também de várias situações negociais, de cariz comercial ou estratégico;
4- Estudo da importância da persuasão e da influência da negociação tendo em conta as atuais tendências nas negociações.
Competências a desenvolver
- Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de Negociação;
- Propor inputs válidos nos processos de Gestão das Empresas a nível estratégico, tático e comercial;
- Desenvolver competências de preparação de processos negociais;
- Distinguir os principais tipos de estratégias de negociação;
- Identificar táticas de negociação competitivas, respetivas condições de implementação, vantagens e desvantagens;
- Desenvolver competências de encerramento e avaliação de processos negociais
Programa
1. Apresentação da Unidade Curricular
2. Conflito e Negociação
2.1 Conceitos
2.2 Métodos
2.3 Negociação
2.4 Conflito
2.5 Tipos de Negociadores
3. Abordagens Negociais
3.1 Níveis
3.2 Estilos
3.3 Abordagens
3.4 Case Study
4. O Processo Negocial
4.1 Preparação
4.2 Início da Negociação
4.3 Elementos da Negociação
4.4 Relação
4.5 Comunicação
4.5 Interesses, Opções e Legitimidade
4.6 Alternativas
5. Tipos de negociadores: Persuasão e Influência
6. Aproximações qualitativas e quantitativas à negociação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os capítulos 2 e 3 dão resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos da negociação
- O capitulo 4 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o detalhe do processo negocial
- Os capitulos 5, 6 e 7 vão de encontro aos objetivos 3 e 4 pela abordagem sistemática da influência na negociação e respetivas tendências
Bibliografia Principal
CARVALHO, J. C.;Negociação, Sílabo, 2020 |
MONTEIRO, Alexandre ;Os Segredos que o Nosso Corpo Revela. Manual prático de linguagem corporal para decifrar gestos, expressões, sinais e detetar mentiras, , Manuscrito Editora., 2017 |
Bibliografia Complementar
SIMÕES, Eduardo;Negociação nas Organizações: Contextos Sociais e Processos Psicológicos, Editora RH, 2008 |
NEVES, J., GARRIDO, M. & SIMÕES, E.;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática., Editora Sílabo., 2015 |
FALCÃO, Pedro Fontes;Todos podemos negociar bem, Top Books Editora, 2013 |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino está assente em aulas teórico-práticas sendo utilizados diversos meios e metodologias pedagógicas.
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de Case Studies, Seminários, discussão de textos, análise de artigos científicos com o objetivo de despertar uma atitude crítica sobre os temas abordados.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
67 |
|
Trabalho de grupo |
Trabalho laboratorial ou de campo |
6 |
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|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
2 Testes escritos individuais: 2 x 40%
2 Trabalhos escritos individuais ou em grupo submetidos através da plataforma E-Learning: 2 x 10%
Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Prova escrita individual: 100%.
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias utilizadas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista teórico e prático.