Código: | GCI211 | Sigla: | GI |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPGC | Aviso n.º 13083/2018_Novo Plano | 1º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 27,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Num mundo cada vez mais global e competitivo, a gestão internacional ganha cada vez mais importância para as empresas. A interdependência e interconexão entre organizações estende-se para lá das fronteiras nacionais e influência o contexto quotidiano das empresas, gerando novos riscos, assim como novas oportunidades.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Cada vez mais as empresas têm uma perspetiva internacional para sustentar a produção de bens e a prestação de serviços, a comercialização e as decisões financeiras e tecnológicas. Num contexto global, e com os mercados internacionais cada vez mais integrados, esta Unidade Curricular tem como objetivo geral dotar os discentes de uma sólida compreensão da gestão internacional, para no futuro servir de base para uma tomada de decisão empresarial. Os objetivos específicos são os seguintes:
1. Compreender a globalização conhecendo as organizações supranacionais e internacionais e seus papéis no comércio internacional.
2. Perceber como o ambiente externo influencia os negócios internacionais.
3. Identificar diferentes definições e perspetivas acerca da internacionalização.
4. Conhecer os principais stakeholders nos negócios internacionais e entender a sua organização de acordo com a cadeia de valor dos negócios internacionais.
5. Identificar os principais desafios que se coloca à gestão internacional nos próximos anos no contexto global.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
-Compreender o relacionamento intercultural e sensibilidade às diversidades culturais.
-Reconhecer e avaliar opções estratégicas na implementação de programas de ação internacional.
-Compreender o relacionamento intercultural e sensibilidade às diversidades culturais.
-Saber aplicar os conhecimentos adquiridos a situações novas e desenvolver capacidades de reflexão sistémica para lidar com questões complexas, formular juízos e desenvolver soluções.
Capítulo 1 - Contextos globais e negócios internacionais
1.1. O que é globalização?
1.2. Globalização: avanços e retrocessos
1.3. Comércio internacional
1.4. Organizações supranacionais
1.5. Globalização versus regionalização
1.6. União Europeia
1.7. Multinacional e transnacional
Estudo de caso
Capítulo 2 - Ambiente externo e negócios globais
2.1. Ambiente externo e negócios internacionais
2.2. Classificação das forças ambientais
2.3. Partes interessadas ambientais
2.4. Ambiente tecnológico
2,5. Ambiente cultural
2.6. Ambiente demográfico
2.7. Ambiente social
2.8. Ambiente ecológico
2.9. Ambiente político
2.10. Ambiente legal
2.11. Ambiente econômico
Estudo de caso
Capítulo 3 - Internacionalização
3.1. O que é internacionalização
3.2. Teorias de internacionalização
3.3. Motivações para internacionalização
3.4. Modos de entrada em novos mercados
3.5. Estratégia internacional
Estudo de caso
Capítulo 4 - Gestão internacional e operações internacionais
4.1. A cadeia de valor de negócios internacionais
4.2. Marketing Internacional
4.3. Finanças Internacionais
4.4. Gestão de Recursos Humanos
4.5. Gestão de operações internacionais
4.6. Tecnologia e inovação em negócios internacionais
Estudo de caso
Capítulo 5 - Desafios e tendências para a gestão internacional
5.1. Integração da União Europeia
5.2 A Agenda da OMC e a Rodada de Doha
5.3. Economias emergentes: casos da China e Índia
5.4 Protecionismo e acordos comerciais
5.5. Degradação de recursos globais
5.6. Política energética
5.7. Degradação do meio ambiente
5.8. Terrorismo e internacionalização
5.9. Migrações
5.10. Informação e conhecimento
5.11. Tendências multinacionais
5.12. Novas tendências em gestão multicultural e recursos humanos
Estudo de caso
O 1º objetivo compreender a globalização conhecendo as organizações supranacionais e internacionais e seus papéis no comércio internacional é abordado no capítulo 1.
O 2º objetivo perceber como o ambiente externo influencia os negócios internacionais é explorado no capítulo 2.
O 3º objetivo identificar diferentes definições e perspetivas acerca da internacionalização é desenvolvido no capítulo 3.
O 4º objetivo conhecer os principais stakeholders nos negócios internacionais e entender a sua organização de acordo com a cadeia de valor dos negócios internacionais é explorado no capítulo 4.
O 5º objetivo identificar os principais desafios que se coloca à gestão internacional nos próximos anos no contexto global é desenvolvido no capítulo 5.
Deresky, H.;International management: managing across border and cultures: texts and cases, Pearson/Education, 2017. ISBN: 978-0134376042 |
Lasserre, P.;Global strategic management, Macmillan International Higher Education, 2021. ISBN: 9781137584588 |
Deresky, H;International management: managing across border and cultures: texts and cases, Pearson/Education, 2018. ISBN: 9780133062120 |
Costa, T. G., & Carvalho, L. C. ;Gestão Internacional: contextos e tendências, Edições Sílabo, 2016. ISBN: 978-972-618-860-5 |
Através de aulas teórico-práticas, será efetuada a combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica das questões da gestão internacional e estudo de casos reais ilustrativos de cada desafio. Será requerida aos estudantes a sua intervenção na discussão dos problemas teóricos e suas implicações práticas. Além disso, através da organização dos alunos em grupos de trabalho, serão realizados estudos aplicados sobre temas a definir.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalhos de grupo | Projectos | 20 | |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 92 | |
Total: | 160 |
Em conformidade com o regulamento geral.
Em conformidade com o regulamento geral.