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Comércio Internacional

Código: GCI208    Sigla: CI

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPGC Aviso n.º 13083/2018_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

GCI1

Teórico-Práticas: 27,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição resumida da Unidade Curricular
A unidade curricular fornece aos alunos conhecimentos fundamentais sobre o enquadramento legal do comércio internacional. O programa contempla o estudo das principais questões relacionadas com o comércio internacional, a saber as noções básicas em torno do comércio internacional, os fundamentos teóricos que suportam a atividade de comércio internacional, a importância da internacionalização e entender a exportação como a estratégia de entrada no comércio internacional fazendo referência às operações subjacentes.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Reconhecer e compreender os objetivos do comércio internacional
2. Conhecer o enquadramento do comércio internacional: Organizações económicas, Internacionalização e regulamentação.
3. Identificar os principais procedimentos às operações internacionais.
4. Compreender os procedimentos de exportação e importação.
5. Identificar e aplicar os Incoterms nas operações internacionais compreendendo o seu impacto nos preços e contratos.

Competências a desenvolver
- Conhecimentos profundos e altamente especializados de Comércio nacional e internacional.
- Conhecimentos profundos e especializados da documentação nas operações de comércio internacional.
- Conhecimentos profundos e especializados de Incoterms.
- Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de import-export.
- Preparar e organizar negociações com fornecedores estrangeiros.
- Pesquisar e identificar prestadores de serviços para as operações de comércio internacional (seguros, logística, transportes, financiamento, etc.).
- Avaliar o desempenho de prestadores de serviços.
- Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos
- Definir prioridades e organizar o trabalho.
- Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho.
- Gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades.
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
- Demonstrar atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado.
- Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica.
- Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
- Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
- Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa/organização.
- Agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade.
- Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho.
- Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.

Programa

O programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:

1.Introdução ao Comércio Internacional
1.1. Evolução histórica
1.2. Globalização dos mercados e expansão internacional.
1.3. A experiência portuguesa.

2. Os fundamentos Teóricos do Comércio Internacional.
2.1. Marketing Internacional
2.2. As Organizações Económicas Internacionais.
2.3. Internacionalização e Regulamentação do comércio internacional
2.4. Os indicadores do Comércio Internacional
2.5. Os modelos explicativos: Teorias clássicas e teorias modernas.

3. Exportação
3.1. Procedimentos de exportação
3.1.1. Distribuição internacional
3.1.2. Regras do comércio internacional.
3.2. Incoterms - Definição e enquadramento.
3.2.1 Objetivos e funções dos Incoterms no comércio internacional;
3.2.2 Categorias de Incoterms;
3.2.3 Caraterísticas dos Incoterms no comércio internacional;
3.3. Perspetivas do comércio internacional.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem ao programa permitirá aos alunos a aquisição de conhecimentos previstos nos objetivos de aprendizagem e apoiados pela bibliografia indicada e textos de apoio facultado no decorrer das aulas.
O objetivo 1 é abordado no capítulo 1, que incidirá sobre a contextualização do comércio, visando caraterizar o fenómeno da globalização e evidenciar a importância e objetivos do comércio internacional destacando a experiência portuguesa.
Os objetivos 2 e 3 são atingidos nos capítulos 2 onde se procede à contextualização da internacionalização, à identificação dos principais contributos do marketing internacional e das organizações internacionais. assim como dos contributos das teorias que explicam o comércio internacional. Nos objetivos 4 e 5 são analisadas nos capítulos 3 com o foco nos procedimentos e nas áreas de relevância em termos aduaneiros para os operadores económicos que efetuam importações e exportações assim como são destacados os termos padrões internacionais de comércio.

Bibliografia Principal

Ferreira, Carvalho Tito;Economia e Comércio Internacional, LisbonPress, 2021. ISBN: 9789893701690
Silva, S.; Meneses, R.; Pinho, J.;Marketing Internacional - Negócios à Escala Global, Actual, 2019. ISBN: 978-989-94-274-8

Bibliografia Complementar

Lowe, Robin; Kenyon, Alexandra; Doole, Isobel;International Marketing Strategy: Analysis, Development & Implementation, Cengage Learning EMEA, 2019. ISBN: 978-1473758742
Krugman, Paul R.; Obstfeld, Maurice; Melita, Marc J.;International Trade: Theory and Policy, Pearson, 2018. ISBN: 9781292216355
Amador, J. ;Portugal e o Comércio Internacional, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016. ISBN: 9789898838834
Cateora,P.; Gilly, M.; Graham, J.;Marketing Internacional, McGraw-Hill, 2018
Africano, A.; Castro, F.; Fonseca, M.; Óscar, A.; Forte, R.; Alves, R.;;Comércio Internacional - Teoria,Políticas e Casos Práticos, Almeida, 2018. ISBN: 978-972-40-7560-0

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz. Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing, com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho de grupo  Estudo  20
Estudo autónomo  Estudo  92
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Teste escrito individual: 2 X 35%
- Trabalho de grupo, com submissão na plataforma E-Learning: 30% (20% - trabalho escrito + 10% - apresentação)

Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%

O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerão conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular. Serão fornecidos todos os elementos de informação para que os alunos assimilam os conhecimentos científicos e técnicos estipulados nos objetivos da unidade curricular. Serão apresentados casos práticos por cada ponto do programa por forma a desenvolver a discussão e reflexão crítica. Os trabalhos de grupo darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos no programa da unidade curricular. As apresentações dos trabalhos constituem um importante motor para a partilha de conhecimentos bem como para a capacidade de análise crítica.