Código: | GCI207 | Sigla: | SSK |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPGC | Aviso n.º 13083/2018_Novo Plano | 1º | 2 | 15 | 53 |
Teórico-Práticas: | 10,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa apresentar as competências pessoais enquanto ferramentas fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho e na vida. A partir de um enquadramento teórico, os alunos serão convidados a realizar dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Reconhecer as competências pessoais como uma vantagem para as organizações;
2. Identificar soft skills como potenciais de desenvolvimento humano;
3. Reconhecer a importância das soft skills para as relações interpessoais e profissionais;
4. Desenvolver competências pessoais a partir de dinâmicas vivenciais.
Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Saber utilizar as diferentes soft skills;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de trabalho de equipa, networking e resolução de problemas;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.
1. Atitudes e comportamentos
2. Comunicação
3. Pensamento criativo
4. Trabalho em equipa e networking
5. Ética e pensamento crítico
6. Positividade e inteligência emocional
7. Tomada de decisões e gestão de tempo
8. Motivação e flexibilidade
9. Resolução de problemas e conflitos
10. Capacidade de adaptação e resiliência
Os conteúdos programáticos foram definidos em estreita relação com os objetivos desta unidade curricular numa ótica de fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais no domínio das soft skills fundamentais.
Fernanda Martins;Gestão de Talentos, LisbonPress, 2020 |
Cunha, M.P.; Rego, A.; Cunha C. R. & Cabral-Cardoso, C.;Manual de comportamento organizacional e Gestão, RH Editora, 2016 |
Neves, J. Garrido, M. & Simões, E.;Manual de competências: Pessoais, Interpessoais e Instrumentais, Edições Sílabos, 2015 |
Shayanipour, Z., Imani, M. e Karimzadeh, S.;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence, Journal of Educational Sociology , 2017, 1(5): 66-77, |
Martins, D; Marques, R. ;A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019 |
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, também, utilizados métodos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 15 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 34 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Total: | 53 |
- Trabalho prático, submetido através da plataforma e-learning: (40%)
- Teste escrito individual: 2 (30% +30%)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Uma prova escrita: 100%
As metodologias consideradas têm em conta as características da unidade curricular. O seu caráter vivencial, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.