Código: | DPT218 | Sigla: | PTDS |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 | 2º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular apresenta e discute a temática do planeamento e desenvolvimento em turismo, integrando temáticas de importância central para assegurar o desenvolvimento sustentável dos destinos. Para além da apresentação dos temas, apela à análise, reflexão e discussão crítica de casos práticos/estudos de caso.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Conhecer, discutir e compreender os conceitos fundamentais do planeamento turístico.
2. Conhecer o processo e as componentes, etapas de planeamento e desenvolvimento de destinos.
3. Reconhecer a importância do planeamento em turismo.
4. Reconhecer a importância da sustentabilidade no processo de planeamento e desenvolvimento da atividade turística
5. Conhecer conceitos e definições associados aos destinos turísticos, bem como o ciclo de vida e os modelos de gestão.
6. Identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo no destino turístico.
7. Conhecer os indicadores de turismo para o desenvolvimento sustentável em turismo.
8. Identificação e discussão de boas práticas em turismo.
Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
a) dotar os alunos de conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade;
b) stimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade;
c) sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios;
d) fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso;
e) desenvolver o gosto pela investigação em turismo.
1. Planeamento turístico.
1.1. Conceitos, objetivos e características do planeamento.
1.2. Do planeamento ao planeamento turístico.
1.3. Componentes, etapas e processo de planeamento.
1.4. Níveis de planeamento.
1.5. Novos modelos de planeamento.
2. Desenvolvimento em turismo.
2.1. Conceitos, objetivos e benefícios do desenvolvimento.
2.2. O processo de desenvolvimento sustentável.
2.3. Impactos do turismo.
2.4. Acessibilidade, ética e responsabilidade em turismo: Código de ética em turismo.
2.5. Indicadores de turismo para destinos sustentáveis.
3. Destinos turísticos.
3.1. Definições e conceitos.
3.2. Ciclo de vida do destino turístico.
3.3. Modelos de gestão de destinos.
3.4. Competitividade de destinos turísticos.
4. Estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico.
4.1. Importância do planeamento estratégico.
4.2. Boas práticas em turismo.
4.3. Estratégia Turismo 2027.
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
a) o tema 1 permite alcançar os objetivos 1, 2 e 3, apresentando conceitos e temáticas fundamentais do planeamento, o conhecimento do processo de planeamento em turismo, bem como o reconhecimento da sua importância;
b) o tema 2 permite alcançar o objetivo 4, de sensibilização para a importância e necessidade de sustentabilidade tanto no planeamento como no desenvolvimento da atividade turística;
c) o tema 3 contribui para atingir os objetivos 5 e 6, na medida em que apresenta conteúdos que permitem caracterizar os destinos turísticos, assim como identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo;
d) o tema 4 contribui para os objetivos 7 e 8, no domínio do conhecimento de indicadores de desenvolvimento turístico sustentável, recorrendo a identificação, análise e discussão de boas práticas.
Silva, F. & Umbelino, J. (Coord.) ;Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lidel, 2017, Lidel, 2017 |
Cooper, C. & Hall, C. M.;Contemporary Tourism: An international approach, Goodfellow Publishers Limited, 2016 |
Burns, P.;Tourism planning ¿ a third way?, Annals of tourism research, 2004 |
Costa, C. ;An emerging tourism planning paradigm? A comparative analysis between town and tourism planning, International Journal of Tourism Research, 2001 |
Costa. C.;Tourism planning, development and the territory., Elsevier, 2006 |
World Tourism Organization;A practical guide to tourism destination management, World Tourism Organization, 2007 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), seminário, trabalho de campo, sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 112 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos 2 x 35%
2 Trabalhos de campo a submeter via e-learning 30%
Nos termos do Regulamento do ISAG:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Elementos de avaliação final
Prova escrita individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.