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Planeamento Turístico e Desenvolvimento Sustentável

Código: DPT218    Sigla: PTDS

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP 4 Aviso n.º 13031/2018_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

DPT2

Teórico-Práticas: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Manuel José Costa de Carvalho Sousa   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel José Costa de Carvalho Sousa Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

A unidade curricular apresenta e discute a temática do planeamento e desenvolvimento em turismo, integrando temáticas de importância central para assegurar o desenvolvimento sustentável dos destinos. Para além da apresentação dos temas, apela à análise, reflexão e discussão crítica de casos práticos/estudos de caso.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Conhecer, discutir e compreender os conceitos fundamentais do planeamento turístico.
2. Conhecer o processo e as componentes, etapas de planeamento e desenvolvimento de destinos.
3. Reconhecer a importância do planeamento em turismo.
4. Reconhecer a importância da sustentabilidade no processo de planeamento e desenvolvimento da atividade turística
5. Conhecer conceitos e definições associados aos destinos turísticos, bem como o ciclo de vida e os modelos de gestão.
6. Identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo no destino turístico.
7. Conhecer os indicadores de turismo para o desenvolvimento sustentável em turismo.
8. Identificação e discussão de boas práticas em turismo.

Competências a desenvolver

Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Dotar os alunos de conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo

Programa

1. Planeamento turístico
1.1. Conceitos, objetivos e características do planeamento
1.2. Do planeamento ao planeamento turístico
1.3. Componentes, etapas e processo de planeamento
1.4. Níveis de planeamento
1.5. Novos modelos de planeamento
2. Desenvolvimento em turismo
2.1. Conceitos, objetivos e benefícios do desenvolvimento
2.2. O processo de desenvolvimento sustentável
2.3. Impactos do turismo
2.4. Acessibilidade, ética e responsabilidade em turismo: Código de ética em turismo
2.5. Indicadores de turismo para destinos sustentáveis
3. Destinos turísticos
3.1. Definições e conceitos
3.2. Ciclo de vida do destino turístico
3.3. Modelos de gestão de destinos
3.4. Competitividade de destinos turísticos
4. Estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico
4.1. Importância do planeamento estratégico
4.2. Boas práticas em turismo
4.3. Estratégia Turismo 2027

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 permite alcançar os objetivos 1, 2 e 3, apresentando conceitos e temáticas fundamentais do planeamento, o conhecimento do processo de planeamento em turismo, bem como o reconhecimento da sua importância.
- O tema 2 permite alcançar o objetivo 4, de sensibilização para a importância e necessidade de sustentabilidade tanto no planeamento como no desenvolvimento da atividade turística.
- O tema 3 contribui para atingir os objetivos 5 e 6, na medida em que apresenta conteúdos que permitem caracterizar os destinos turísticos, assim como identificar, discutir e avaliar os impactos do turismo.
- O tema 4 contribui para os objetivos 7 e 8, no domínio do conhecimento de indicadores de desenvolvimento turístico sustentável, recorrendo a identificação, análise e discussão de boas práticas

Bibliografia Principal

Silva, F. & Umbelino, J. (Coord.) ;Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lidel, 2017, Lidel, 2017
Cooper, C. & Hall, C. M.;Contemporary Tourism: An international approach, Goodfellow Publishers Limited, 2016

Bibliografia Complementar

Burns, P.;Tourism planning ¿ a third way?, Annals of tourism research, 2004
Costa, C. ;An emerging tourism planning paradigm? A comparative analysis between town and tourism planning, International Journal of Tourism Research, 2001
Costa. C.;Tourism planning, development and the territory., Elsevier, 2006
World Tourism Organization;A practical guide to tourism destination management, World Tourism Organization, 2007

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), seminário, trabalho de campo, sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  112
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos 2 x 35%
2 Trabalhos de campo a submeter via e-learning 30%

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Elementos de avaliação final
Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 39º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.