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Empreendedorismo e Inovação

Código: DPT216    Sigla: EI

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 5 37,5 134

Horas Efetivamente Lecionadas

DPT2

Teórico-Práticas: 44,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
O Empreendedorismo e a Inovação constituem domínios essenciais aos gestores da atualidade numa época em que os mercados globais e a competitividade entre as empresas exigem estratégias assentes nas dinâmicas fomentadas pelo empreendedorismo e inovação. Os clientes esperam novos produtos e serviços, novas experiências e produtos e serviços de valor acrescentado. Importa estar preparado para identificar o potencial de empreendedorismo de uma organização e da sua equipa e compreender como o empreendedorismo pode contribuir para utilizar as dinâmicas da inovação no reforço do desempenho da empresa e/ou organização

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1- Despertar o interesse dos alunos pelo empreendedorismo e inovação no setor da hotelaria
2- Apresentar e refletir sobre os problemas gerais do empreendedorismo e da Inovação, sob dois focos: enquanto atividade e prática de gestão e enquanto fator económico de desenvolvimento criador de emprego e riqueza.
3- Apresentar e caraterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas e na hotelaria
4- Destacar a natureza do ambiente em que a empresa hoteleira opera e suas consequências para o novo negócio, nomeadamente no que se refere ao aproveitamento das oportunidades, gestão do risco e geração de ideias inovadoras.
5- Sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspetos relacionados com o planeamento do novo negócio e do seu produto / serviço, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.

Competências a desenvolver
- Entender o processo de inovação nas empresas e na sociedade;
- Despertar a sensibilidade dos alunos para a identificação de oportunidades de negócio, empreendedorismo e inovação;
- Diagnosticar e caraterizar Projetos de Empreendedorismo e de Inovação;
- Desenvolver competências cognitivas sobre o empreendedorismo e a inovação em hotelaria.
- Capacitar os alunos para a perspetiva da inovação e do empreendedorismo pela racionalização da utilização dos recursos na Hotelaria;
- Concretizar ideias e convertê-las em negócio;
- Enquadrar nas políticas nacionais de desenvolvimento económico os projetos de empreendedorismo e inovação.

Programa

I. O Empreendedorismo
1. Conceito e Relevância do Empreendedorismo
2. Tipos de Empreendedorismo
3. Empreendedorismo em Portugal
4. Constrangimentos à Atividade Empreendedora
5. O Empreendedorismo como função Estratégica

II. A Inovação
1. Conceito e Realidades da Inovação
2. Inovação nos Serviços
3. Inovação em Portugal
4. Inovação em Serviços de Hotelaria
5. O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento
6. O contexto de mudança: o papel da inovação
7. A inovação como função estratégica

III. A Inovação e o Empreededorismo
1. A natureza e importância do empreendedorismo
2. Estratégias e oportunidades de novas entradas
3. A mente "entrepreneurial" e "intrapreneurial"
4. O processo empreendedor
5. O empreendedor individual

IV. Criatividade e geração de ideias
1. Criatividade e ideia do novo negócio
2. Técnicas de geração de Ideias
3. O processo de planeamento e desenvolvimento de produto
4. Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa

V. O plano de negócios genérico no Empreendedorismo
1. O que é o plano de negócios?
2. Integração do modelo e do plano de negócios
3. Requisitos de informação para o plano de negócios
4. Componentes críticas do Plano de Negócios.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa ministrado trata da análise dos conceitos, teorias e boas práticas mais atuais para o desenvolvimento do Empreendedorismo e da Inovação nas empresas e organizações, sobretudo na empresa hoteleira.
Serão estudados casos de sucesso e as novas abordagens ao Empreendedorismo e à Inovação pretendendo-se disseminar e estimular caraterísticas empreendedoras nos alunos. Pretende-se contribuir para a aquisição de competências na implementação e avaliação de um negócio empreendedor.
Desenvolver-se-ão competências para apoiar na perceção e busca de oportunidades de negócio de forma a potenciar a exploração económica de conhecimentos e ideias dos alunos bem como, estudar-se-ão diversos casos de sucesso e insucesso.

Bibliografia Principal

Peter e. Nathan;The Oxford Handbook of Creativity, Innovation, and Entrepreneurship, Oxford University Press, 2016. ISBN: 978-953-51-0069-0
Emerson, Melinda;Startup em 12 meses: construa o seu negócio passo a passo, Self PT, 2020. ISBN: ISBN: 9789898781796

Bibliografia Complementar

PROVEEN GUPTA;Inovação Empresarial no século XXI, Vida Económica, Porto, 2009. ISBN: 978-972-788-320-2
Sarkar, Soudomip;Empreendedorismo e Inovação 3.ª Edição, Escolar Editora, 2014. ISBN: 9789725924068
Peter Drucker;Innovation and Entrepreneurship, Routdldge, 2015. ISBN: 978315747453

Métodos de Ensino

Recorrer-se-á a uma metodologia numa progressiva e gradual de aproximação ao "Processo de Bolonha", os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular, incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma. Será publicado na plataforma informática do Instituto, alguns casos práticos e cadernos teóricos com textos e artigos especializados de leitura obrigatória. Dependendo do desenrolar da situação atual poderá haver lugar a visita de estudo a uma start up.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  37,5
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  93,5
  Total: 134

Avaliação Contínua

2 testes de avaliação: 30% cada
1 Trabalho de grupo: 40%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Nos termos do Regulamento Geral:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.