Código: | DPT216 | Sigla: | EI |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 | 2º | 5 | 37,5 | 134 |
Teórico-Práticas: | 44,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
O Empreendedorismo e a Inovação constituem domínios essenciais aos gestores da atualidade numa época em que os mercados globais e a competitividade entre as empresas exigem estratégias assentes nas dinâmicas fomentadas pelo empreendedorismo e inovação. Os clientes esperam novos produtos e serviços, novas experiências e produtos e serviços de valor acrescentado. Importa estar preparado para identificar o potencial de empreendedorismo de uma organização e da sua equipa e compreender como o empreendedorismo pode contribuir para utilizar as dinâmicas da inovação no reforço do desempenho da empresa e/ou organização
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1- Despertar o interesse dos alunos pelo empreendedorismo e inovação no setor da hotelaria
2- Apresentar e refletir sobre os problemas gerais do empreendedorismo e da Inovação, sob dois focos: enquanto atividade e prática de gestão e enquanto fator económico de desenvolvimento criador de emprego e riqueza.
3- Apresentar e caraterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas e na hotelaria
4- Destacar a natureza do ambiente em que a empresa hoteleira opera e suas consequências para o novo negócio, nomeadamente no que se refere ao aproveitamento das oportunidades, gestão do risco e geração de ideias inovadoras.
5- Sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspetos relacionados com o planeamento do novo negócio e do seu produto / serviço, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Competências a desenvolver
- Entender o processo de inovação nas empresas e na sociedade;
- Despertar a sensibilidade dos alunos para a identificação de oportunidades de negócio, empreendedorismo e inovação;
- Diagnosticar e caraterizar Projetos de Empreendedorismo e de Inovação;
- Desenvolver competências cognitivas sobre o empreendedorismo e a inovação em hotelaria.
- Capacitar os alunos para a perspetiva da inovação e do empreendedorismo pela racionalização da utilização dos recursos na Hotelaria;
- Concretizar ideias e convertê-las em negócio;
- Enquadrar nas políticas nacionais de desenvolvimento económico os projetos de empreendedorismo e inovação.
I. O Empreendedorismo
1. Conceito e Relevância do Empreendedorismo
2. Tipos de Empreendedorismo
3. Empreendedorismo em Portugal
4. Constrangimentos à Atividade Empreendedora
5. O Empreendedorismo como função Estratégica
II. A Inovação
1. Conceito e Realidades da Inovação
2. Inovação nos Serviços
3. Inovação em Portugal
4. Inovação em Serviços de Hotelaria
5. O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento
6. O contexto de mudança: o papel da inovação
7. A inovação como função estratégica
III. A Inovação e o Empreededorismo
1. A natureza e importância do empreendedorismo
2. Estratégias e oportunidades de novas entradas
3. A mente "entrepreneurial" e "intrapreneurial"
4. O processo empreendedor
5. O empreendedor individual
IV. Criatividade e geração de ideias
1. Criatividade e ideia do novo negócio
2. Técnicas de geração de Ideias
3. O processo de planeamento e desenvolvimento de produto
4. Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa
V. O plano de negócios genérico no Empreendedorismo
1. O que é o plano de negócios?
2. Integração do modelo e do plano de negócios
3. Requisitos de informação para o plano de negócios
4. Componentes críticas do Plano de Negócios.
O programa ministrado trata da análise dos conceitos, teorias e boas práticas mais atuais para o desenvolvimento do Empreendedorismo e da Inovação nas empresas e organizações, sobretudo na empresa hoteleira.
Serão estudados casos de sucesso e as novas abordagens ao Empreendedorismo e à Inovação pretendendo-se disseminar e estimular caraterísticas empreendedoras nos alunos. Pretende-se contribuir para a aquisição de competências na implementação e avaliação de um negócio empreendedor.
Desenvolver-se-ão competências para apoiar na perceção e busca de oportunidades de negócio de forma a potenciar a exploração económica de conhecimentos e ideias dos alunos bem como, estudar-se-ão diversos casos de sucesso e insucesso.
Peter e. Nathan;The Oxford Handbook of Creativity, Innovation, and Entrepreneurship, Oxford University Press, 2016. ISBN: 978-953-51-0069-0 |
Emerson, Melinda;Startup em 12 meses: construa o seu negócio passo a passo, Self PT, 2020. ISBN: ISBN: 9789898781796 |
PROVEEN GUPTA;Inovação Empresarial no século XXI, Vida Económica, Porto, 2009. ISBN: 978-972-788-320-2 |
Sarkar, Soudomip;Empreendedorismo e Inovação 3.ª Edição, Escolar Editora, 2014. ISBN: 9789725924068 |
Peter Drucker;Innovation and Entrepreneurship, Routdldge, 2015. ISBN: 978315747453 |
Recorrer-se-á a uma metodologia numa progressiva e gradual de aproximação ao "Processo de Bolonha", os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular, incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma. Será publicado na plataforma informática do Instituto, alguns casos práticos e cadernos teóricos com textos e artigos especializados de leitura obrigatória. Dependendo do desenrolar da situação atual poderá haver lugar a visita de estudo a uma start up.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 93,5 | |
Total: | 134 |
2 testes de avaliação: 30% cada
1 Trabalho de grupo: 40%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
Nos termos do Regulamento Geral:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.