Código: | DPT212 | Sigla: | ENO |
Área de Ensino: | Hotelaria |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 | 1º | 4 | 30 | 107 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de gestão de enogastronomia tem o objetivo que os alunos obtenham conhecimentos na área da gastronomia portuguesa e da vitivinicultura nacional e mundial, de forma a desenvolver competências de harmonização de gastronomia e vinhos.
Para o efeito, são fornecidos aos alunos conhecimentos ilustrativos da história e novas tendências da gastronomia e vinhos em Portugal e no mundo, assim como o seu impacto no negócio da alimentação e bebidas e da hotelaria e turismo em geral.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com a presente unidade curricular, os alunos deverão:
1. Ter obtido conhecimentos teóricos sobre a gastronomia portuguesa e do setor vitivinícola em Portugal e no mundo;
2. Estabelecer a ligação entre a gastronomia e os vinhos, assim como a sua harmonização
3. Materializar esta harmonização em menus;
4. Desenvolver competências na área de construção de uma carta de vinhos.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Percecionar a enogastronomia como um dos pontos críticos de sucesso da oferta na área da gestão hoteleira.
2. Obter a capacidade de desenhar uma oferta gastronómica e vínica competitiva.
3. Maximizar a rentabilidade do negócio gastronómico e vínico num contexto de gestão hoteleira.
4. Identificar um serviço de vinhos correto a aplicar nos diferentes conceitos de restauração.
I. Gastronomia
1. Antropologia da Alimentação
1.1. Os alimentos e a sua migração, evolução histórica
1.2. A dimensão sociocultural da alimentação.
1.3. A produção agrícola: sustentabilidade, desperdícios e novas tendências de produção.
2. Os produtos portugueses na Gastronomia tradicional
3. Os conceitos gastronómicos relacionados com hábitos alimentares e novas tendências
4. A relevância económica do turismo gastronómico.
5. Promoção do Turismo Gastronómico.
II. Vinhos
1. O setor vitivinícola em Portugal
2. A história do vinho no mundo.
3. Conceitos básicos da vitivinicultura
4. Castas nacionais e internacionais, conceito de "terroir" e o Mundo Velho e Mundo Novo.
5. Regiões vitivinícolas portuguesas
6. Conceitos básicos de enologia
7. Relevância económica dos vinhos na economia Portuguesa e mundial
III. Harmonização
1. Teoria geral da harmonização
2. Principais castas e ligações gastronómicas
IV. Elaboração de cartas e serviço de vinhos
1. Elaboração de Menus com harmonização - menus de degustação
2. Elaboração de Cartas de Vinhos de acordo com Cartas de Restaurante
3. Técnicas de serviço de Vinhos
V Provas de Vinhos e Prova de Harmonização
Gradíssimo, L.;Enogastronomia, APEL, 2020. ISBN: 9893313767 |
MAÇANITA, Joana;Branco ou Tinto - e outras respostas às dúvidas que todos temos sobre como escolher, comprar e apreciar vinho, Manuscrito, 2016. ISBN: 978-989-8818-65-2 |
Vários;Gastronomia Regional Portuguesa, Impala, 2004 |
APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária e Economia, APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, 2004 |
ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014 |
NOVAKOSKI, Deise; FREIRE, Renato;A arte de harmonizar cardápios e vinhos, Senac, 2005 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 74 | |
Total: | 107 |
2 testes escritos com uma ponderação de 40% cada.
1 trabalho individual submetido na plataforma de e-learning - 20%
Nos termos do Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame Final (100%)
A exposição teórica e o desenvolvimento prático de exercícios serão basilares para a concretização dos objetivos da unidade curricular. A materialização e a experimentação através das provas de vinhos e sua harmonização com apontamentos gastronómicos elucidarão os alunos da aplicabilidade e importância dos temas lecionados, assim como da sua importância para a relevância da enogastronomia no desenvolvimento turístico.