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Criação de Produtos e Experiências Turísticas

Código: DPT208    Sigla: CPET

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 4

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo Descritivo da Unidade Curricular
A unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos no âmbito da criação de produtos e experiências turísticas, a partir do desenvolvimento de competências no domínio da criatividade e inovação, num momento em que os novos turistas procuram cada vez mais produtos e experiências autênticas. Assim, serão estudados o turismo criativo e de experiências em particular, recorrendo a casos de estudo, para além de um convite a atividades práticas de criatividade aplicada ao turismo.

Objetivos e resultados esperados na aprendizagem
1. Conhecer a evolução do conceito de criatividade
2. Conhecer o fundamento da economia criativa e de experiências
3. Reconhecer a importância das indústrias culturais, criativas no turismo e criatividade nas organizações
4. Conhecer e aplicar técnicas de desenvolvimento da criatividade
5. Conhecer abordagens criativas no turismo e o potencial e interesse do turismo criativo e da economia de experiências
6. Conhecer e aplicar o processo de criação de produtos e experiências turísticas
7. Analisar e discutir exemplos práticos

Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais no domínio da criação de produtos e experiências turísticas
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo

Programa

1. Criação e criatividade
1.1. Evolução e definição
1.2. Economia criativa
1.3. Indústrias culturais e criativas
1.4. Criatividade nas organizações
1.5. Técnicas de criatividade
2. Criatividade e turismo
2.1. Abordagens criativas no turismo (dimensão urbana e rural)
2.2. Novo turista e turismo criativo
3. Produtos e experiências turísticas
3.1. Recursos e produtos
3.2. Levantamento turístico
3.3. Economia das experiências
3.4. Experiências significativas e cocriação
3.5. Marketing experiencial
3.6. Produção criativa
3.7. Casos de estudo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta aos objetivos 1, 2 e 4, explorando os conceitos e temáticas da criação e criatividade.
- O tema 2 vai ao encontro dos objetivos 3, que pretende promover o reconhecimento da importância da criatividade no turismo.
- O tema 3 dá resposta aos objetivos 5,6, e 7, que se dedica a explorar os produtos e experiências turísticas.

Bibliografia Principal

Rachão, S., Breda, Z., Fernandes, C., & Joukes, V. ;Food-and-wine experiences towards co-creation in tourism, Tourism Review, July. https://doi.org/10.1108/TR-01-2019-0026, 2020
Richards, G., Wisansing, J. J., Paschinger, E., & Team, D.;Creating creative tourism toolkit , (J. J. Wisansing (ed.)). DASTA. https://perfectlink.co.th/wp-content/uploads/2019/01/Creating-Creative-Tourism-Toolkit_Version-Eng.pdf, 2018

Bibliografia Complementar

Rachão, S. ;The reegineering of tourism products: A case study of creative tourism in Viana do Castelo., Instituto Politécnico de Viana do Castelo. http://repositorio.ipvc.pt/bitstream/20.500.11960/1336/1/Susana_Rachao.pdf, 2012
UNWTO, & ETC. ;Handbook on tourism product development. , UNWTO, & ETC. https://doi.org/10.18111/9789284413959, 2011
Santos, M. M., Ferreira, A. M., & Costa, C. ;Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores., Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, 315¿330., 2014
Sun Tung, V. & Ritchie, J. ;Exploring the essence of memorable tourism experiences, Annals of tourism research, 38 (4), 2011

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Estudo autónomo  Estudo  74
Avaliação  Teste/Exame  3
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes escritos 2 x 30%
1 trabalho individual e-learning 40%

Nos termos do Regulamento Geral
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento Geral:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.