Código: | DPT206 | Sigla: | TIAT |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/isag1920/ |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
CTSPDP | Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 | 1º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas
|
Microsoft Word
Microsoft Office Excel
Microsoft Office Word
Word
Excel
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Tecnologias de Informação Aplicadas ao Turismo interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e o Turismo.
Nesta unidade curricular serão utilizadas ferramentas de processamento de texto, como Microsoft Word, e folhas de cálculo, como Microsoft Excel, entre outras, em formato open source.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Conhecer funcionalidades avançadas de um processador de texto;
2. Aprofundar os conhecimentos de Word dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
3. Conhecer funcionalidades de uma folha de cálculo;
4. Aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
5. Utilizar as diferentes fórmulas e funções existentes no Excel;
6. Proceder à análise e gestão de dados com recurso ao Excel;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Manusear o Microsoft Word e outros processadores de texto existentes;
2. Saber implementar funcionalidades avançadas do Microsoft Word;
3. Manusear o Microsoft Excel e outras folhas de cálculo existentes;
4. Saber implementar fórmulas e funções;
5. Saber reconhecer e aplicar análise e gestão de dados, bem como automatizar tarefas.
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante dominar as ferramentas, processador de texto e folha de cálculo, do pacote de produtividade da Microsoft. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios do pacote de produtividade, começando por abordar a ferramenta de processamento de texto explorando todas as suas potencialidades avançadas (tópico 1) que darão resposta aos Objetivos 1 e 2. Posteriormente abordaremos a ferramenta de folha de cálculo explorando, de igual forma, todas as suas potencialidades avançadas (tópico 2) que darão resposta aos Objetivos 3, 4, 5 e 6.
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2016. ISBN: 978-972-722-775-4 |
CARVALHO, A.;Excel para a Gestão - 65 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-875-1 |
Marques, P., Costa, N;Fundamental do Excel 2013, FCA Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-800-3 |
Marques, P., Costa, N;Fundamental do Word 2013, FCA Editora de Informática, 2013. ISBN: 978-972-722-780-8 |
CARVALHO, A.;Gráficos com Excel - 95 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-876-8 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 72 | |
Total: | 107 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 35% da nota final.
Trabalho individual com peso de 30%.
Nos termos do Regulamento do CTeSP:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita individual: 100%
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.