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Fundamentos de Gestão

Código: DPT201    Sigla: FG

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP 22 Aviso n.º 13031/2018_Novo Plano 4 30 10

Horas Efetivamente Lecionadas

DPT1

Teórico-Práticas: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sandra Marie Evelyn Christiane Derom   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Marie Evelyn Christiane Derom Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
- Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
- Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
- Entender, resumidamente, como funciona a gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
- Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objectivos.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Saber encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e saber conduzir o "leme do barco" rumo à maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;
- Compreender que o crescimento da empresa deve assentar em bases sustentáveis, de forma a assegurar a sua continuidade no mercado;
- Entender que o sucesso da empresa não depende exclusivamente de uma boa gestão interna, mas também de uma boa relação com o ambiente externo à organização.

Programa

1 INTRODUÇÃO
1.1 - Definição e níveis de gestão
1.2 - Funções dos gestores
1.3 - Aptidões e capacidades dos gestores
1.4 - Ética e responsabilidade social na gestão
1.5 - Novas tendências na gestão
2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - As abordagens contemporâneas
2.3 - As novas abordagens à teoria da gestão
3 O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 - Planeamento
3.1.1 - Objetivos, níveis e ferramentas do planeamento
3.1.2 - A gestão estratégica
3.1.3 - A tomada de decisão
3.2 - Organização
3.2.1 - Determinantes da estrutura organizacional
3.2.2 - Tipos de estruturas organizacionais
3.3 - Direção
3.3.1 - A motivação
3.3.2 - A Liderança
3.3.3 - O processo de comunicação
3.4 - Controlo
3.4.1 - Importância do controlo de gestão
3.4.2 - O processo de Controlo
3.4.3 - Níveis e tipos de controlo
4 PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 - Gestão da Operações/Produção
4.1.1 - Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 - Gestão de operações
4.1.3 - Controlo de qualidade
4.2 - Gestão de Marketing
4.2.1 - Conceito, processo e funções de marketing
4.2.2 - A segmentação, targeting e posicionamento
4.2.3 - Marketing-mix
4.2.4 - Novas tendências do Marketing
4.3 - Gestão Financeira
4.3.1 - Papel da Contabilidade e da informação contabilística
4.3.2 - Funções do gestor financeiro
4.3.3 - Principais indicadores de análise financeira
4.4 - Gestão de Recursos Humanos
4.4.1 - Gestão estratégica de recursos humanos
4.4.2 - Planeamento da gestão de recursos humanos
4.4.3 - Compensação, incentivos e benefícios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos fundamentais da gestão
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o conhecimento da evolução da gestão
- O capitulo 3 permite aceder ao objetivo 3 a fim de conhecer as organizações e o processo de gestão, bem como atribuições e áreas de atuação
- O capitulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consistem no reconhecimento e enquadramento do meio envolvente da empresa

Bibliografia Principal

MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014

Bibliografia Complementar

MARQUES PINTO, CARLOS et al.;Fundamentos de Gestão, Editorial Presença, 2006
Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  2
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo  Estudo  71
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 40%)

Fichas de trabalho: 2 (cada um com ponderação de 10% e inseridas na plataforma de e-learning)

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Prova escrita individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias utilizadas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista teórico e prático