Código: | DPT16 | Sigla: | AGE |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso nº 10227/2016 | 2º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas
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1. Eventos e Turismo
1.1 Ligação histórica
1.2 Interatividade e Correlação
2.Animação
2.1.Conceito
2.2. Animação turística
2.2.1.Funções da animação
2.2.2. Objetivos da animação
2.2.3. Vantagens do recurso à animação
2.2.4. Enquadramento legal (referências)
2.2.5. Atividades, serviços e instalações de animação
2.2.6. Animador turístico
3. Meetings Industry
3.1 Tendências
3.2 Estatísticas e Organizações associadas
3.3 Impacto económico nos destinos
3.4 Case Study
4. Tipologia e Classificação de Eventos
4.1 Eventos Culturais
4.2 Eventos Desportivos
4.3 Outros tipos de eventos
5. Stakeholders internos e externos;
5.1 Fornecedores
5.2 Clientes
5.3 Colaboradores
5.4 Concorrentes
5.5 Outros
6. Planos de Eventos
6.1 Processo de Implementação
6.2 Planeamento
6.3 Protocolo
6.4 Outros conceitos
7. Gestão e Organização
7.1 A escolha do Destino e do Local
7.2 Planos Operacionais
7.3 Aspetos Administrativos e Financeiros a considerar
7.4 Gestão de Espaços
7.5 Patrocínios
8. O Marketing de Eventos
9. Do Briefing à Produção do Evento
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os temas 1 e 2 dão resposta aos objetivos 1, 2 e 3, na medida em que abordam os conteúdos essenciais para entender a relação entre o turismo, o lazer e a animação turística.
- O tema 3 atende aos objetivos número 4 e 5, que permite um conhecimento da indústria dos eventos e as necessidades de planeamento associadas.
- Os temas 6, 7, 8 e 9, permitem responder ao objetivo 6, para dominar as várias fases de organização de eventos.
ALLEN, Johnny; O TOOLE, William; MCDONELL, Ian; HARRIS, Rob;;Organização e Gestão de Eventos, Elsevier Editora, 2003 |
PEDRO, Filipe; CAETANO, Joaquim; CHRISTIANI, Klaus; RASQUILHA; Luis;Gestão de Eventos, Escolar Editora, 2012 |
Rossman, J. ;Recreation Programming: Designing leisure experiences, Sports Publishing, 2012 |
ZANELLA; Luiz Carlos;Manual de Organização de Eventos, Editora Atlas, 2003 |
Tribe, J. ;The econonmics of recreation, leisure and tourism, Routledge, 2011 |
GIACAGLIA; Maria Cecília;Organização de Eventos, Pioneira Thomson Learning, 2006 |
HOYLE JR.; Leonard H.;Marketing de Eventos, Editora Atlas, 2003 |
Moss, S. & Walmsley, B. ;Entertainment management: towards best practice, CABI, 2014 |
CARDOSO; José;Como gerir patrocínios com sucesso, Edições Sílabo, 2004 |
Crossley, J. & Jamieson, L. ;Introduction to commercial recreation and tourism, Sagemore, 2011 |
A metodologia de ensino está assente em aulas teórico-práticas sendo utilizados diversos meios e metodologias pedagógicas.
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de Case Studies, Seminários, discussão de textos, analise de artigos científicos e visitas técnicas com o objetivo de despertar uma atitude critica sobre os temas abordados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Estudo autónomo | Estudo | 112 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Total: | 160 |
Testes escritos individuais - 2 x 30%
Teste escrito individual - 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.