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Marketing Turístico

Código: DPT15    Sigla: MT

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP Aviso nº 10227/2016 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

DPT2

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Marketing Turístico pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing de serviços aplicados à atividade das empresas que operam na indústria do turismo e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Conhecimento e compreensão dos conceitos centrais do marketing em turismo, assim como as dimensões do fenómeno turístico.
- Compreensão das dinâmicas essenciais do turismo, na sua distribuição espacial e em relação aos seus principais recursos e atractivos, produtos e serviços e comportamentos da procura.
- Compreensão do modo de funcionamento do mercado turístico, o uso de métodos quantitativos e qualitativos para redução da incerteza e do risco.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
- Compreender as especificidades do marketing turístico;
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing turístico.

Programa

Capítulo 1 - Introdução ao Marketing Turístico
1.1 Conceito e importância do conceito de marketing.
1.2 A evolução do conceito e aspetos distintivos.
1.3 A ética e responsabilidade social no marketing turístico.
1.4 Casos concretos e questões de reflexão.

Capítulo 2 - A Procura e a Oferta Turística
2.1 Estrutura concetual do mercado turístico.
2.2 Componentes do sistema turístico.
2.3 Tipos de turismo em função da procura.
2.4 A sazonalidade e a sua problemática.
2.5 A oferta e o produto turístico.

Capítulo 3 - Natureza da Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos
3.1 A economia dos serviços.
3.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens.
3.3 Características dos serviços.
3.4 O composto de marketing (marketing-mix) dos serviços turísticos.
3.5 Aspetos distintivos da gestão dos serviços.

Capítulo 4 - A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço.
4.2 A Gestão do ponto de encontro do serviço.
4.3 Seleção dos clientes-alvo.
4.4 Gestão de relacionamentos e fidelização de clientes.

Capítulo 5 -  Gestão da Qualidade e Produtividade e Criação do Valor no Produto do Serviço
5.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade nos serviços
5.2 Identificação e correção de erros de qualidade.
5.3 A produtividade no sector dos serviços.

Capítulo 6 -  Criação e Prestação do Produto no Serviço
6.1 Planeamento e criação dos serviços.
6.2 A Oferta dos Serviços.
6.3 O blueprinting do serviço.
6.4 Identificação e Classificação dos serviços suplementares.
6.5 Sistemas de prestação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A UC estrutura-se em 6 temáticas integradas e fundamentais no Marketing Turístico iniciando-se pelos fundamentos introdutórios do marketing e concetualização e sua evolução, seguindo-se a abordagem á procura e oferta turística e sua relação com o marketing e respetivos mercados de destino turístico. Considerar-se-á ainda um capítulo sobre a natureza da gestão eo marketing de serviços, com as suas características fundamentais, apresentar-se-ão casos práticos para melhor consolidação dos conhecimentos.

A compreensão da Experiência de um serviço na dimensão do turismo de experiências e na seleção e manutenção do mercado, a importância da qualidade dos serviços e na perspetiva do Turismo enquanto Economia da Felicidade  e por último uma abordagem teórico prática com base em exemplos sobre a Criação e Prestação do Produto no Serviço.

Bibliografia Principal

Kotler, P. e Armstrong, G. ;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, , Pearson Higher Education., 2012
Escobar, A. e González, Y. ;Marketing Turístico. , Madrid: Editorial Sintesis., 2011

Bibliografia Complementar

Apontamentos do Professor
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition, 5/E. , Pearson Higher Education., 2010
Kotler, P. ;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009
Philip Kottler et Bernard Dubois;Marketing Management, PUBLI UNION, 1992. ISBN: 2-85790-075-9
Philip Kotler e Hermwan Kartajaya e IWan Setiawan;Marketing 4.0, CONJUNTURA ACTUAL EDITORES, 2017. ISBN: 978-989-694-208-3
Middleton, V.T.C.; Fyall, A.; Morgan, M. e Ranchhod, A.;Marketing in Travel and Tourism, 4ª ed. , Oxford: Elsevier., 2009
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator XXI ¿ Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, Lisboa., 2004
Lockwood, A. & Medlik, S.;Tourism and Hospitality in the 21st Century, Butterworth Heinemann, Oxford., 2001
Palmer, A.;Principles of Services Marketing, McGraw-Hill, 3rd Edition, Berkshire, England., 2001
Gronroos, S.;Service Management and Marketing, John Wiley & Sons, 3rd Edition, Chischester, England., 2000

Métodos de Ensino


Serão usados diversos tipos de métodos, a saber: ativo, expositivo, interrogativo e demonstrativo.

Recorrer-se-á ao seguinte material: apontamentos teóricos concebidos pelo formador, documentos de contexto real, textos, estudos de caso e material gráfico.

Está prevista a participação em conferências / palestras.

Serão ainda realizadas atividades no âmbito da ISAG e-learning Platform.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  112
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 2 X 35%;
- Trabalho prático escrito em grupo (inclui entrega de versão escrita e apresentação / defesa presencial): 30%;

Nos termos do Regulamento do CTSP:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Por fim, relembro que deverão preencher, obrigatoriamente, os dois campos relativos à ¿Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da UC¿ e à ¿Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC¿. 

Avaliação Final

Avaliação Final
Prova escrita: 100%.

Nos termos do Regulamento do CTSP:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 30º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A Coerência das metodologias é garantida por um processo de ensino orientado pelo professor que define as estratégias e técnicas a serem utilizadas, nomeadamente uma abordagem adaptada pelo professor que determina o uso de informações, orienta a escolha dos recursos a serem utilizados, Todos os temas serão previamente remetidos para os alunos via sistema SIGARRA.
Serão utilizados os métodos de ensino coletivo e ensino em grupo em que se adotará a Exposição e Exposição Mista das matérias com apresentaão de casos de estudo para debate e discussão em aula.