Código: | DPT08 | Sigla: | LIIIAT |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso nº 10227/2016 | 1º | 6 | 45 | 160 |
Docência - Horas
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Inglês
Conteúdos temáticos
1. Representante de férias
1.1 Gratificações. Procedimento local.
1.2 Representante local.
1.3 Conselhos e obrigações
2. Comer fora
2.1 Comida regional / Festivais gastronómicos
2.2 Turismo gastronómico
2.3 Descrição de comida.
3. Turismo rural
3.1 Ambiente e meio rural
3.2 População autóctone e meteorologia
3.3 Campismo e campistas
4. Atrações e eventos
4.1 Culturas diferentes
4.2 Descrição de um festival
4.3 Atrações para visitantes
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva
Vocabulário
Problemas de saúde em férias
Comida: ingredientes e preparação
Recursos para o turismo rural
Meteorologia
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que visam a aquisição e desenvolvimento das competências orais e escritas, gramática e vocabulário, em Inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino e avaliação) para a elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares.
Os conteúdos programáticos visam também o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações ao fornecer-lhes ferramentas operacionais que lhes permitem alcançar tal objetivo.
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2 - Encounters. , Oxford University Press, 2007 |
Birgit Welch, Charles Lafond and Sheila Vine;English for Negotiating, Oxford University Press, 2010. ISBN: 978-0-19-457950-6 |
www.britishcouncil.org/ |
www.cambridge.org |
David Grant & Robert McLarty;Business Basics, Oxford University Press, 2012. ISBN: 978-0-19-457340-5 |
Hobbs, Martyn & Keddle, Julia Starr ;Oxford English for Careers: Commerce 2, Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-456983-5 |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 32 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 80 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos: 35% + 35%
Trabalho de grupo: 30%
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre um tema à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula. As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão (obrigatória) do plano do projeto através da plataforma e-learning
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto
A não apresentação do Trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e implica a sua passagem para o regime de avaliação final.
Nos termos do Regulamento do CTeSP:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 30º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual: 100%
Nos termos do Regulamento do CTESP:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 30º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias de ensino propostas articulam diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação oral e escrita.
A realização de projetos de grupo possibilita ainda o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações em língua inglesa.