• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Mestrados > MTRA

Mestrado em Turismo Rural e Animação

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Criado
Data de Homologação: 2009-07-27
Sigla: MTRA
Departamento: Instituto Superior de Administração e Gestão
Grau: Mestrado
Diplomas:
  • Mestrado em Turismo Rural e Animação
Fim: 2009/2010
Início de Funcionamento: 2009/2010
Coordenador: António Carlos Vieira Cardoso Ferreira

Descrição


O ISAG é um estabelecimento de ensino superior privado, fundado em 1979, que tem como objectivos fundamentais o ensino, a divulgação e o desenvolvimento das Ciências Empresariais, do Turismo e das Línguas Aplicadas. Actualmente, o ISAG é reconhecido como uma das Escolas mais prestigiadas do país na área da Formação em Turismo.
Uma das suas principais preocupações assenta na colaboração com o mundo económico e empresarial, nomeadamente através da organização de programas de formação de nível superior de elevada qualidade, visando todos aqueles que pretendam uma formação contínua devidamente alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.
O seu programa de formação ao nível do mestrado visa dar um contributo indispensável para o desenvolvimento de conhecimentos e competências de todos aqueles que exerçam ou pretendam exercer actividade no âmbito do Turismo (incluindo empresários, quadros e outros responsáveis), proporcionando-lhes uma formação creditada e actualizada que contribua para o sucesso empresarial, a progressão na carreira e a melhoria da competitividade.
Considerando que diversos estudos relacionados com a procura de trabalho (nacionais e internacionais) revelam a existência de uma enorme carência de técnicos especializados no domínio do Turismo, que contribuam para a construção e desenvolvimento de estratégias que conduzam à melhoria do desempenho de todos os agentes do Turismo e, consequentemente, apliquem os processos, metodologias e técnicas mais ajustados a contextos de incerteza, crise e globalização, o ISAG promove este ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau de mestre em TURISMO RURAL E ANIMAÇÃO, devidamente adequado ao Processo de Bolonha, com inovações no seu funcionamento e reconhecido no contexto do Espaço Europeu de Ensino Superior.
Respondendo este mestrado a uma necessidade reconhecida do mercado de trabalho, a empregabilidade dos seus diplomados será elevada, para além de a formação obtida permitir um leque alargado de escolhas profissionais de alto nível em empresas e organizações de diversas dimensões, sectores e nacionalidades.

Comissão Científica: Doutor António Carlos Ferreira, Mestre Márcia Brito e Mestre António Rafael Machado.

OBJECTIVOS
Este ciclo de estudos visa proporcionar, numa perspectiva científica, técnica e de carácter profissional, uma sólida formação que garanta aos futuros mestres em Turismo Rural e Animação uma maior sensibilidade e competências adequadas para implementarem medidas que tornem competitivas as actividades económicas das Áreas Rurais, necessariamente, devidamente enquadradas pelas mais recentes políticas direccionadas para o Sector do Turismo.
Durante muito tempo à margem do Turismo em Portugal, as Áreas Rurais congregam, actualmente, no contexto do Turismo português redobrados interesses dos mais variados sectores de actividade, públicos e privados, que se confrontam com insuficiências significativas do capital humano nesse domínio, de modo a adquirirem superiores argumentos em termos de criatividade, inovação e competitividade.
Assim, o Mestrado em Turismo Rural e Animação aposta na formação de quadros superiores e gestores para o exercício de funções no âmbito da direcção e gestão de actividades do sector público e privado, bem como para a criação de novas actividades empresariais através do auto-emprego.


O Mestrado em Turismo Rural e Animação tem, ainda, como objectivos específicos os seguintes:

  • Capacitar profissionalmente os diplomados para o exercício de uma profissão cada vez mais procurada no âmbito do Turismo, apreendendo as ferramentas técnicas necessárias para intervir em qualquer projecto de Turismo, que contribua para o desenvolvimento de comunidades, particularmente as rurais
  • Implementar uma metodologia de formação com uma orientação eminentemente prática, mas que resulte de reflexões e conceitos essenciais para que possibilitem uma actuação com fundamento perante os problemas que a cada um se apresente na vida profissional.
  • Induzir competências que permitam desenvolver processos de investigação, através da formulação de projectos, recorrendo à escolha de unidades de observação, sua avaliação, métodos de recolha de dados e sua análise.
  • Fomentar competências que permitam reconhecer as interacções entre o sector público e privado no desenvolvimento do Turismo, bem como explorar os principais conceitos do planeamento, do ordenamento do território, da animação em espaços naturais em diversas situações e a várias escalas.
  • Sensibilizar para a interacção entre o Turismo e os diversos meios em que o diplomado se envolve, integrando essas preocupações nas políticas de planeamento e desenvolvimento, pronunciando-se em domínios científicos e profissionais.
  • Formar os diplomados em Turismo para intervirem no meio empresarial com capacidades para inovarem, empreenderem novos negócios e actividades, tanto em contextos nacionais como internacionais.
  • Dotar os diplomados de competências que lhes permitam reconhecer o potencial dos recursos turísticos territoriais e trabalharem-no como móbil do desenvolvimento através de estratégias de animação e promoção para diversos segmentos do mercado turístico e áreas geográficas seleccionadas.
  • Implementar uma metodologia de formação com uma orientação eminentemente prática, mas que resulte de reflexões e conceitos essenciais para que os diplomados possam actuar com fundamento perante os problemas que lhes surjam e os capacite para o exercício de uma profissão cada vez mais procurada no âmbito do Turismo.
CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do ISAG;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização da pós-graduação pelo Conselho Científico do ISAG (designadamente, empresários, quadros superiores e outros responsáveis com experiência na área do Turismo ou outra com afinidade relevante, consultores e outros profissionais que prestem assessoria, entre outras, às empresas turísticas).
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) anteriores tem como efeito apenas o acesso à formação deste mestrado, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Com base no perfil profissional definido, assente numa sólida formação vocacionada para o desenvolvimento das competências descritas atrás são as seguintes as possíveis saídas profissionais para os futuros mestrados em Turismo Rural e Animação, entre outras:
  • Quadros de agências e sociedades turísticas
  • Gabinetes de estudo e consultoria
  • Empresas de planeamento e de animação turística
  • Museus
  • Administração pública
  • Entidades regionais e locais de turismo
  • Associações de desenvolvimento regional e local
  • Docência e Investigação
  • Formação profissional
  • Profissionais liberais
ORGANIZAÇÃO DO MESTRADO E PLANO CURRICULAR
Este mestrado encontra-se estruturado em três semestres lectivos. Com uma duração normal de um ano e meio e um prazo máximo para a sua conclusão de 6 semestres lectivos após a admissão ao mesmo, inclui um curso de mestrado constituído por 9 unidades curriculares (parte curricular do mestrado), a que se seguirá um período de trabalho essencialmente individual mas orientado, o qual poderá ser uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio profissional objecto de relatório final, nos termos fixados pelas normas regulamentares do mestrado.
Para a obtenção do grau de mestre será necessário o estudante completar 90 créditos ECTS, que se distribuem da seguinte forma:
  • Parte curricular: aprovação nas 9 unidades curriculares do curso mestrado: 56 créditos ECTS;
  • Aprovação no acto público de defesa e aprovação da dissertação, ou trabalho de projecto, ou estágio profissional: 34 créditos ECTS, assim repartidos:
    • 4 créditos relativos à aprovação do projecto de dissertação, ou de trabalho de projecto ou de estágio profissional; e
    • 30 créditos relativos à defesa e aprovação da dissertação, do trabalho de projecto ou do relatório final do estágio profissional.
CORPO DOCENTE
Para assegurar o funcionamento deste mestrado em Turismo Rural e Animação, a instituição dispõe actualmente de um corpo docente próprio altamente qualificado, em termos académicos e profissionais, com um perfil devidamente adequado às várias áreas científicas que integram a estrutura curricular do mestrado. METODOLOGIAS DE ENSINO
As metodologias de ensino e aprendizagem, definidas com maior detalhe ao nível das áreas científicas e das unidades curriculares, serão uma peça fulcral no desenvolvimento deste processo, indo de encontro à pretendida aquisição de saberes e competências de carácter eminentemente prático e valorizando o futuro exercício de uma actividade de carácter profissional, características intrínsecas do ensino politécnico.
Nesta conformidade, estão previstas aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão conceitos, metodologias e técnicas, com recurso a bibliografia, textos informativos, diapositivos e meios audiovisuais. Pretende-se propiciar a análise e discussão de temas concretos, estudos de casos e situações reais do contexto territorial e empresarial que permitam o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem.
Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências de aprendizagem que permita aos estudantes, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
As metodologias de ensino contemplam igualmente sessões tutoriais em todas as nove unidades curriculares visto que, pela sua natureza, aconselham um acompanhamento mais próximo dos docentes, visando promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Outras metodologias a adoptar serão, por parte dos estudantes, a realização de trabalhos de grupo a desenvolver no âmbito de cada unidade curricular. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Em conformidade com os requisitos exigidos pelos empregadores, no final deste mestrado, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes principais competências (a desenvolver ao longo da vida profissional de modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo):
  • Ter intuição, consciência colectiva e respeito pelo valor da solidariedade, em particular para com populações e agentes sedeados no mundo rural.
  • Saber lidar com o desconhecido, ter espírito de iniciativa, tomar decisões e utilizar racionalmente os recursos naturais e culturais existentes nas áreas rurais para resolver novos problemas.
  • Saber trabalhar individualmente e como membro de uma equipa, com formação e experiência diferentes.
  • Ter uma visão global do turismo e conhecer a função de cada agente e de cada sector, vivendo o seu espírito.
  • Estar sensibilizado para as questões da liderança, em regime de alternância, no contexto do trabalho em equipa e enquanto quadro do sector do turismo.
  • Ser capaz de prever, organizar e realizar o seu trabalho de forma autónoma e de o controlar por si.
  • Ter capacidade de desenvolver trabalhos e projectos envolvendo a concepção, a planificação e a resolução de problemas.
  • Ter uma boa compreensão das tecnologias e das oportunidades que estas podem proporcionar.
CONDIÇÕES DE CREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Na realização deste mestrado serão respeitadas, em particular, as seguintes orientações:
  • Os 4 créditos ECTS previstos para o projecto de dissertação, ou de trabalho de projecto ou de estágio profissional, serão atribuídos após a aprovação de tal projecto pelo respectivo orientador do estudante;
  • Os 30 créditos ECTS previstos para a dissertação, ou trabalho de projecto ou estágio profissional, serão atribuídos aquando da respectiva defesa e aprovação pelo júri nomeado pelo Conselho Científico para o efeito;
  • Após a conclusão com aproveitamento da parte curricular do mestrado será atribuído um diploma do curso de mestrado em Turismo Rural e Animação;
  • Pela conclusão do curso de mestrado será atribuída uma classificação final, correspondente à média aritmética pesada (pelos ECTS) das classificações obtidas nas 9 unidades curriculares;
  • A classificação final do mestrado será a média pesada de todas as classificações obtidas nas unidades curriculares que integram o respectivo plano de estudos, arredondada às unidades segundo as regras comummente aceites (considerando como unidade a fracção não inferior a cinco décimas). Os pesos serão os créditos ECTS à data da aprovação do estudante em cada unidade curricular;
  • Só após a realização da dissertação, ou trabalho de projecto ou estágio profissional será conferido o grau de mestre em Turismo Rural e Animação.

Informações

Mestrados

TelefoneTelef: 220 303 113 ou 220 303 239
Correio Electrónicoemail: mestrados@isag.pt
Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h30

Áreas Científicas

  • Economia
  • Geografia
  • Gestão
  • História
  • Turismo