Código: | MGE2102 | Sigla: | GDRH |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Orientação Tutorial: | 9,00 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
Serão ministrados princípios científicos de Organização e desenvolvimento de recursos humanos necessários para o suporte estratégico da gestão nas organizações, num contexto competitivo e global. Alinhamento das politicas de recursos humanos a partir do planeamento estratégico da organização e implementar as medidas que contribuam para a melhor gestão numa completa articulação com a visão organizacional.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
a) Proporcionar a compreensão dos conceitos de gestão de recursos humanos;
b) Proporcionar a compreensão do conceito da organização e desenvolvimento das pessoas;
c) Compreender em que medida é que as politicas de gestão de recursos humanos explica o desempenho dos grupos e das organizações;
d) Identificar os traços e comportamentos associados a uma liderança organizacional eficaz;
e) Proporcionar o conhecimento das teorias explicativas dos fenómenos associados á gestão internacional de recursos humanos;
f) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional;
g) Proporcionar a compreensão das práticas de recursos humanos para o desenvolvimento pessoal e organizacional;
h) Proporcionar a compreensão da das lógicas de compensação e benefícios na dimensão pessoal e organizacional.
Competências a desenvolver
a) Proceder à realização de um diagnóstico diferencial dos conceitos de organização e desenvolvimento de recursos humanos;
b) Desenvolver competências de melhoria dos níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais, promovendo o seu envolvimento organizacional;
c) Melhorar os processos de gestão de recursos humanos alinhados com a estratégia organizacional;
d) Intervir ao nível das melhores práticas de gestão de recursos humanos;
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares na procura do conhecimento organizacional;
f) Desenhar e realizar um conjunto de ferramentas técnicas da atividade de recursos humanos;
g) Refletir e atuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização, enquanto gestor de recursos humanos.
1. Bases Conceptuais de Gestão de Recursos Humanos
2. Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
3. Estrutura e Missões da Atividade de Recursos Humanos
4. Análise e Descrição de Funções
5. Definição de Desenvolvimento de Carreiras e Plano de sucessões
6. Gestão de Equipas, Liderança e negociação organizacional
7. Matriz de Competências Organizacional
8. Gestão e Avaliação de Competências
9. Organização da Formação e Desenvolvimento
10. Assessment como ferramenta de diagnóstico
11. Recrutamento e Seleção, atrair, Employer Brand
12. Gestão do Conhecimento
13. Políticas de Benefícios e compensação
14. Gestão Internacional dos Recursos Humanos
15. Plano de Recursos Humanos
16. Os Sistemas e as Normas aplicáveis á Gestão de Recursos Humanos
17. Boas práticas de Gestão de Recursos Humanos
REGO A. [et al.] ;Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, 2018. ISBN: 978-972-618-813-1 |
SILVA V. E REIS F.;Capital Humano, Edições Sílabo, 2022. ISBN: 9789895612581 |
CAMARA, P. B. e GUERRA, P. B. e RODRIGUES, J. V.;Humanator-Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. 6ª Edição atualizada., Publicações Dom Quixote, 2013 |
Dutschke G.and Lopes Dias A.;Felicidade Organizacional, Editora RH, Lda., 2023. ISBN: ISBN 978-972-8871-87-1 |
CUNHA, M.P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda., 2016 |
A bibliografia será complementada por artigos e textos disponibilizados na plataforma Sigarra,
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão previligiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalhos Individuais ou de Grupo | Projectos | 40 | |
Orientação Tutorial | Estudo | 9 | |
Avaliação Continua | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 63 | |
Total: | 160 |
Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.
Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos da UC. Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como executar, avaliar e decidir.
O fornecimento de informação e de conhecimentos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias já tratadas em aulas anteriores. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar.