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Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão

Código: MGE2109    Sigla: SPCG

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

MGI1ERASM

Teórico-Práticas: 1,00
Orientação Tutorial: 0,00

MGE1

Teórico-Práticas: 29,50
Orientação Tutorial: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa dotar os alunos com os principais conceitos de planeamento e controlo de gestão, com destaque para instrumentos tradicionais como o orçamento ou mais evoluídos como o Balanced Scorecard. É pretendido que seja apreendida a importância do planeamento e controlo de gestão tanto ao nível operacional como ao nível estratégico.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
Compreender a importância do planeamento e controlo de gestão;
Compreender a sequência orçamental;
Elaborar um orçamento a partir de planos previamente definidos;
Perceber a importância de analisar os diferentes desvios;
Perceber como desenvolver um Balanced Scorecard para uma organização.

Competências a desenvolver
Pretende-se desenvolver competências práticas ao nível da aplicação de um conjunto de metodologias necessárias ao desenvolvimento de um modelo de planeamento e controlo em diferentes contextos organizacionais. Para tal serão combinados conhecimentos teóricos com a realização de exercícios de índole prática.

Programa

Definição e âmbito de Planeamento e Controlo de Gestão
Histórica dos Sistemas de Controlo de Gestão
Modelo de Controlo Orçamental ¿ PDCA
Modelo de Planeamento e Orçamentação ¿ PPBS
Modelo de Gestão por Objetivos ¿ MBO
Modelo de Orçamentação de Base Zero ¿ ZBB

Definição e âmbito de Planeamento e Controlo de Gestão
Corporate Social Responsability, Sustentabilidade, Inovação e Performance Financeira
A Contabilidade como suporte ao Planeamento e Controlo de Gestão Identificação das condicionantes estratégicas, operacionais e contabilísticas
Exemplos Práticos de Planeamento e Controlo de Gestão


O Design Thinking CANVAS
Exemplos Práticos

Controlo de Gestão, Contabilidade Criativa e sistemas de suporte à tomada de decisão
Exemplos Práticos

Balanced Scorecard
Exemplos Práticos

Modelo Lean, Kaizen Lean-CANVAS e AGILE
Exemplos Práticos

Métodos de previsão e obtenção de dados para a tomada de decisão
Exemplos práticos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos desde os conceitos introdutórios até aos temas mais específicos do Controlo de Gestão e de acordo com um processo incremental de complexidade.

Bibliografia Principal

Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2021. ISBN: 9789899010031
Kenneth Merchant & Wim Van der Stede;Management control systems, Pearson Education Limited, 2017. ISBN: 9781292110554

Bibliografia Complementar

Caiado, A. C. P.;Contabilidade analítica e de gestão, Áreas Editora, 2020. ISBN: 9789899010017
Colin Drury;Management and cost accounting, Cengage learning emea, 2020. ISBN: 9781473773615
António Oliveira & Orlando Lima Rua;Balanced Scorecard - Teoria e Prática, Vida Económica , 2021. ISBN: 9789897686023

Métodos de Ensino

O método adotado é teórico-prático, sendo que em primeiro lugar é efetuada a explanação teórica dos vários conceitos e metodologias a utilizar, os quais são, subsequentemente, postos em prática através da realização de exercícios/casos práticos exemplificativos. Desta forma, pretende-se desenvolver o sentido crítico acerca dos tópicos abordados. As exposições teóricas serão efetuadas com recurso a data show.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Orientação Tutorial  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  2
Estudo pessoal autónomo  Estudo  66
  Total: 107

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 1 (com ponderação de 50%)

Trabalho de grupo: 1 (com ponderação de 50% e inserido na plataforma de e-learning)

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.

Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final ou
Defesa publica de trabalho individual original com ponderação de 100% na nota final.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final ou
Defesa publica de trabalho individual original com ponderação de 100% na nota final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O ensino expositivo tem como objetivo a formação de conhecimento teórico que assegure uma capacidade de análise e concretização: o pensar crítico sobre o Controlo de Gestão. Que será articulado com a abordagem prática exemplificativa das aplicações e mecanismo de funcionamento reforçando-se estes dois métodos com o desenvolvimento de trabalhos individuais tutelados (learn by doing).