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Gestão de Destinos Turísticos

Código: LTU5333    Sigla: GDT

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 46,50
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Pretende-se nesta unidade curricular compreender a dinâmica inerente à Gestão de Destinos Turísticos, procurando desenvolver conhecimentos teóricos e práticos que permitam o entendimento da importância da segurança e da gestão de crises no domínio do turismo.
Assim, a unidade curricular aborda as relações de segurança, risco e crise no setor do turismo, nomeadamente através do conhecimento do processo de identificação, análise e avaliação de segurança dos destinos, bem as exigências éticas e legais no âmbito da segurança.
Aspetos relacionados com os fundamentos da economia criativa e de experiências e aspetos relacionados com a logística inerente à conceção da criação de produtos turísticos quer ao nível do setor público quer do setor privado serão abordados.
Ao longo das aulas será privilegiada a análise e discussão da importância da economia criativa e de experiências como fator diferenciador no desenvolvimento e na gestão

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1.Dominar a terminologia técnica da área de segurança e gestão de crises no domínio do turismo;
2. Reconhecer a relação entre segurança, risco e crise no setor do turismo;
3. Conhecer o processo de identificação, análise e avaliação de segurança;
4. Conhecer as exigências éticas e legais no âmbito da segurança;
5. Identificar funções e atribuições das diferentes forças, organismos e serviços de segurança;
6. Conhecer o fundamento da economia criativa e de experiências;
7. Conhecer quem cria produto turístico no mercado;
8. Conhecer abordagens publicas para o desenvolvimento de recursos, produtos e experiências no turismo;
9. Conhecer e aplicar o processo de criação de produtos e experiências turísticas desde o sector privado.

Competências a desenvolver
1. Adquirir conhecimentos teóricos para compreender a importância da segurança e da gestão de crises no domínio do turismo, bem como da economia criativa e das experiências nos destinos turísticos;
2. Sensibilizar os alunos para a relação entre segurança, risco e crise no setor do turismo;
3. Motivar os alunos para as disciplinas da disciplina e fornecer os conhecimentos, métodos e instrumentos necessários que lhes permitam obter uma visão geral da gestão do destino;
4. Proporcionar aos alunos uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender conhecimentos teóricos da unidade curricular, e desenvolver competências técnico-científicas de forma a aplicar esses conhecimentos em situações práticas;
5. Desenvolver competências de empatia na relação funcionário / cliente, persuasão / empenho e autonomia na execução de várias tarefas;
6. Incentive o trabalho em equipe, para que os alunos compartilhem suas ideias e opiniões.

Programa

1. Conceitos e terminologias
2. Segurança e risco em turismo
2.1. Sociedade de risco
2.2. Terrorismo e turismo
2.3. Gestão do risco Vs Gestão da segurança
3. Planeamento e organismos de segurança
3.1. Propósito e responsabilidades
3.2. Segurança e higiene
3.3. Programas e planos de segurança
4. Planeamento de emergências
4.1. Forças, organismos e serviços de segurança
4.2. Planos de coordenação
4.3. Processos de gestão de riscos
5. Contexto social, económico, político e empresarial do turismo que condicionam o sucesso de novos produtos e experiências
5.1. Criatividade: Evolução e definição
5.2. Economia criativa; Indústrias culturais e criativas
5.3. Criatividade nas organizações. O intraempreendedorismo
6. Criatividade em turismo Vs Criação de produto turístico
6.1. Criação de produto desde o sector público vs sector privado
7. Gestão pública de recursos, produtos e experiências turísticas.
7.1. Analise do potencial turístico do território
7.2. Desenvolvimento de produtos, recursos e experiências desde as administrações públicas
7.3. Estudo de casos
8. Desenvolvimento de recursos e experiências turísticas desde o sector privado
8.1 Fases do desenvolvimento do produto turístico
8.2 Estudo de viabilidade
8.3 Implementação
8.4 Comercialização 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, ao apresentar a terminologia técnica do domínio de segurança e gestão de crises;
- o tema 2 permite responder ao objetivo 2, contextualizando a sociedade de risco e os impactos da falta de segurança, de crises, por exemplo, terrorismo, para o turismo;
- o tema 3 permite alcançar o objetivo 3 ao estudar os planos de segurança;
- o tema 4 dá resposta aos objetivos 4 e 5, ao apresentar exigências éticas e legais, bem como as entidades de segurança para o setor.
- O tema 5 dá resposta aos objetivos 6 e 7 , explorando os conceitos e temáticas da criação e criatividade.
- O tema 6 vai ao encontro do objetivo 8, que pretende entender os diferentes agentes que podem criar produto turístico .
- O tema 7 e 8 dão resposta ao objetivo 8 e 9, que se dedica a explorar o desenvolvimento de recursos produtos e experiências turísticas desde o sector público e percorre todo o processo de criação de produto ou experiência turística. 

Bibliografia Principal

Agarwal, S., Page, S. J., & Mawby, R. ;Tourist security, terrorism risk management and tourist safety, Annals of Tourism Research, 2021
Almeida, J. ;Turismo criativo: uma nova visão do Turismo, uma nova geração de experiências e emoções. , Instituto Superior de Gestão, 2019

Bibliografia Complementar

Morgan, M.; Lugosi, P. e Ritchie, J. ;The Tourism and Leisure Experience: Consumer and Managerial Perspectives. , Channel View Publications. , 2010
Laws, E., Prideaux, B., Chon, K. ;Crisis Management in Tourism., Cabi Publishing. , 2007
Bac, D. P., Bugnar, N. G., & Mester, L. E. ;Terrorism and its impacts on the tourism industry. , Revista Româna de Geografie Politica, 17(1), 5-11, 2015
Beirman, D. ;Tourism Crisis and Safety Management., The SAGE Handbook of Tourism Management. , 2018
Foris, D., Popescu, M., & Foris, T. ;A comprehensive review of the quality approach in tourism. , Intech Open Science, 10, 159-188. , 2018
Seabra,C.;A influência do Terrorismo nos comportamentos de Viagens Internacionais. , Universidade de Aveiro, 2010
Mansfeld,Y.; Pizam,A. ;Tourism, Security and Safety: from theory to practice, Elsevier, 2006 (Cap. 1 ¿ p. 1 a 6)
Gonçalves,F.;A interpretação do Património como fator de desenvolvimento do turismo cultural e criativo. O caso do Galo de Barcelo, Universidade de Aveiro, 2017

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos. 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras horas  Projectos  12
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  100
  Total: 160

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
2 Testes escritos 2 x 35%
1 trabalho e-learning: 20%
1 apresentação: 10%

De acordo com o Regulamento Geral:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Avaliação Final
Prova escrita individual: 100% 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.