Código: | LTU5334 | Sigla: | GFAT |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 3º | 4 | 36 | 106 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
1. A empresa e a atividade económica
1.1. A empresa e o circuito económico.
1.2. Os ciclos da atividade da empresa.
1.3. As funções e os órgãos da empresa
1.4 Tipologias das empresas turísticas
2. Análise financeira
2.1. Enquadramento.
2.2. Função financeira, análise financeira e gestão financeira.
2.3. Utilizadores da análise financeira no setor turístico.
3. Instrumentos base da análise financeira
3.1. Documentos contabilísticos.
3.2. Limitações dos documentos contabilísticos.
3.3. Outras fontes de informação financeira.
4. Métodos e técnicas de análise financeira
4.1. Métodos dos indicadores e dos rácios.
4.2. Equilíbrio financeiro de curto prazo.
5. Operações de financiamento das empresas:
5.1. Financiamentos de curto-prazo;
5.2. Financiamentos de médio e longo prazo;
5.3. Operações de financiamento típicas de empresas turísticas.
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, já que apresenta a empresa e das atividades económicas.
- o tema 2 e 3 vão de encontro do proposto nos objetivos 2, 3 e 4, que tem como foco analisar os documentos contabilísticos que servem de base à análise financeira e conhecer os principais métodos e técnicas e análise financeira.
- o tema 5 apresenta conteúdos que respondem ao objetivo 4, de analisar as diferentes operações de financiamento das empresas.
Silva, Eduardo Sá;Gestão Financeira - Análise de Fluxos Financeiros, Vida Económica, 2013. ISBN: ISBN 978-972-788-418-6 |
Brealey, R. A.; Myers, S. C. e Allen, F.;Principles of Corporate Finance, New York: McGraw Hill, 2017 |
Fernandes, C.; Peguinho, C.; Vieira, E. e Neiva, J. ;Análise Financeira - Teoria e Prática., Lisboa: Edições Sílabo, 2016 |
Gonçalves, C.; Rodrigo, J.; Santos, D. e Fernandes, S.A. ;Relato Financeiro: interpretação e análise., Porto: Vida Económica. , 2016 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Projectos | 6 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 67 | |
Total: | 106 |
Avaliação Contínua
2 Testes escritos 2 x 35%
2 trabalhos e-learning 30%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.