Gestão e Direção de Recursos Humanos
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
MGE1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministrados princípios científicos de Organização e desenvolvimento de recursos humanos necessários para o suporte estratégico da gestão nas organizações, num contexto competitivo e global. Alinhamento das politicas de recursos humanos a partir do planeamento estratégico da organização e implementar as medidas que contribuam para a melhor gestão numa completa articulação com a visão organizacional.
OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Proporcionar a compreensão dos conceitos de gestão de recursos humanos;
b) Proporcionar a compreensão do conceito da organização e desenvolvimento das pessoas;
c) Compreender em que medida é que as politicas de gestão de recursos humanos explica o desempenho dos grupos e das organizações;
d) Identificar os traços e comportamentos associados a uma liderança organizacional eficaz;
e) Proporcionar o conhecimento das teorias explicativas dos fenómenos associados á gestão internacional de recursos humanos;
f) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional;
g) Proporcionar a compreensão das práticas de recursos humanos para o desenvolvimento pessoal e organizacional;
h) Proporcionar a compreensão da das lógicas de compensação e beneficios na dimensão pessoal e organizacional.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
a) Proceder à realização de um diagnóstico diferencial dos conceitos de organização e desenvolvimento de recursos humanos;
b) Desenvolver competências de melhoria dos níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais, promovendo o seu envolvimento organizacional;
c) Melhorar os processos de gestão de recursos humanos alinhados com a estratégia organizacional;
d) Intervir ao nível das melhores práticas de gestão de recursos humanos;
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares na procura do conhecimento organizacional;
f) Desenhar e realizar um conjunto de ferramentas técnicas da atividade de recursos humanos;
g) Reflectir e actuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização, enquanto gestor de recursos humanos.
Programa
1. Bases Conceptuais de Gestão de Recursos Humanos
2. Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
3. Estrutura e Missões da Atividade de Recursos Humanos.
4. Análise e Descrição de Funções
5. Definição de Desenvolvimento de Carreiras e Plano de sucessões
6. Gestão de Equipas, Liderança e negociação organizacional
7. Matriz de Competências Organizacional
8. Gestão e Avaliação de Competências
9. Organização da Formação e Desenvolvimento
10. Assessment, como ferramenta de diagnóstico
11. Recrutamento e Seleção, atrair, Employer Brand
12. Gestão do Conhecimento
13. Políticas de Benefícios e compensação
14. Gestão Internacional dos Recursos Humanos
15. O Plano de Recursos Humanos
16. Os Sistemas e as Normas aplicáveis á Gestão de Recursos Humanos
17. Boas práticas de Gestão de Recursos Humanos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Identificar e caracterizar a Gestão das pessoas como um processo de influência social no qual se procura obter a participação voluntária dos colaboradores da organização num esforço para atingir os objetivos estratégicos pré-definidos.
Serão ministradas as teorias científicas mais desenvolvidas, desde a abordagem da gestão de pessoal á gestão das pessoas, a evolução das práticas organizacionais, a contribuição da gestão de recursos humanos para o valor organizacional, a dimensão cultural das organizacões em contexto globais, os mecanismos de atração de pessoas, a dimensão da marca do empregador, as lógicas de avaliação de desempenho e competências alinhadas com os objetivos organizacionais, os planos de carreira e sucessões que visem a manutenção e o desenvolvimento das organizacões, a importância do Plano de recursos humanos.
Serão ainda ministrados conhecimentos sobre a importância dos sistemas de informação na gestão de recursos humanos, no contexto atual e global.
Bibliografia Principal
CAMARA, P. B. e GUERRA, P. B. e RODRIGUES, J. V.;Humanator-Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. 6ª Edição atualizada., Publicações Dom Quixote, 2013 |
CUNHA, M.P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda., 2014 |
Bibliografia Complementar
SIMÕES , E.;Negociação nas Organizações. Contextos Sociais e Processos Psicológicos, Editora RH, 2008 |
Boxall, P. & Purcell, J.;Strategy and Human Resource Management (3rd Ed.), Palgrave Macmillan, 2011 |
Bratton, J. & Gold, J.;Human resource management: Theory & practice (5th) Ed, Palgrave Macmillan, 2012 |
TEIXEIRA, Sebastião;Gestão das Organizações, 3.ª Edição, Escolar editora, 2013 |
Sousa,Maria José; Duarte, Teresa; Sanches, Pedro G. ; Gomes, Jorge,;Gestão de Recursos Humanos, Métodos e Práticas. 10ª edição, Lidel Edições Técnicas., 2006 |
Observações Bibliográficas
A bibliografia será complementada por artigos e textos disponibilizados na plataforma Sigarra,
Métodos de Ensino
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão previligiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Trabalhos |
Projectos |
40 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
60 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Orientação Tutorial |
Estudo |
12 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Elementos de avaliação contínua:
- Realização e discusão de case Stadies e projeto - ponderação de 35%;
- Participação nas sessões e-learning - ponderação 10%;
- Realização de provas escritas individuais - ponderação 55%.
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.
Provas e Trabalhos Especiais
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos da UC. Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como executar, avaliar e decidir.
O fornecimento de informação e de conhecimentos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias já tratadas em aulas anteriores. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar.