Código: | LTU1639 | Sigla: | CIE |
Área de Ensino: | Gestão |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Comunicação 360º
1.1 A Essência da Comunicação
1.2 O Ambiente Empresarial
1.3 Comunicação Multimeios
1.4 Comunicação Presencial
1.5 Comunicação Multimédia
1.6 Comunicação Áudio
1.7 Comunicação Escrita
2. Comunicação Estratégica
2.1 Funções da Comunicação Empresarial
2.2 Identidade, Imagem e Reputação
2.3 Relação com os Meios de Comunicação Social
2.4 Comunicação Institucional
2.5 Comunicação Interna
2.6 Comunicação Externa
2.7 Comunicação de Crise
3. Gestão da Comunicação Empresarial
3.1 Do plano de Marketing ao Plano de Comunicação
3.2 O Desenvolvimento do Plano de Comunicação
3.3 Serviços de Comunicação e Entidades Comunicadoras
- O objetivo "elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico" será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo "articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e com os objetivos estratégicos da empresa" será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 2 e 3 (sendo este último conducente a uma aplicação prática dos mesmos, através da estruturação de um Plano de Comunicação).
Argenti, Paul;Comunicação Empresarial - A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0 |
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8 |
Blanco, Teresa y Herrera, Joaquín;Nuevas Tendencias en Comunicación Estratégica, ESIC - Business & Marketing School, 2014. ISBN: 9788415986058 |
Carrera, Filipe;Comunicar 2.0 - A Arte de Bem Comunicar no Século XXI, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-659-5 |
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8 |
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho Grupo/Individual | Projectos | 20 | |
Outras | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 83 | |
Total: | 160 |
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Plano de Comunicação): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
- Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
1 - Trabalho de Grupo. o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Plano de Comunicação, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a um determinado contexto comunicativo empresarial. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.
2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Comunicação e Imagem Empresarial; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.