Ética Empresarial
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular faz uma abordagem ampla dos conceitos e princípios fundamentais de ética (social), deontologia e ética empresarial, com predominância para a responsabilidade social das empresas. Visa-se aprofundar os fundamentos da ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais.
Neste contexto, analisam-se os desafios que se colocam à ética empresarial no desenvolvimento da atividade das empresas. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado, nas empresas e organizações profissionais.
No âmbito da deontologia profissional estuda-se em particular o Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e o Código Deontológico.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Proporcionar conhecimentos de ética, deontologia profissional e ética empresarial, que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas.
2. Capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da ética, no âmbito social e deontológico.
3. Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
4. Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
5. Compreender os Códigos de Ética de Organizações Profissionais.
6. Estudar e exercitar o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber o Código de Ética de uma empresa ou organização;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Conhecimento da estrutura orgânica da Ordem dos Contabilistas Certificados e das atribuições, direitos e deveres dos Contabilistas Certificados à luz do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e Código Deontológico.
Programa
1. Conceito e objeto de ética, deontologia profissional e ética empresarial
2. Regras éticas e comportamento ético
3. Formulação e análise de dilemas éticos
4. A ética na atividade profissional (deontologia)
5. A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente
6. Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas
7. As competências das Organizações Profissionais e Códigos de Ética e Deontologia Profissional
8. Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos delineados o que se alcança conjugando os respetivos itens, a saber:
Conteúdos programáticos versus objetivos:
- Conceito e objeto de ética, deontologia profissional e ética empresarial versus proporcionar conhecimentos de ética, deontologia profissional e ética empresarial, que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas.
- Regras éticas e comportamento ético; formulação e análise de dilemas éticos e a ética na atividade profissional (deontologia) versus capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da ética, no âmbito social e deontológico.
- A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente versus reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas versus desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- As competências das Organizações Profissionais e Códigos de Ética e Deontologia Profissional versus compreender os Códigos de Ética de Organizações Profissionais
- Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados versus Estudar e exercitar o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Bibliografia Principal
António da Silva Rocha;Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Vida Económica, 2010. ISBN: 9789727883257 |
Gonçalves, Cristina e outros;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012. ISBN: 9789898058676 |
Bibliografia Complementar
OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas |
OCC;Estatutos e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados |
Neves, João César;Introdução à Ética Empresarial - 2ª Edição, Principia, 2014. ISBN: 9789897161223 |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual mediante a recurso à bibliografia recomendada e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
15 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Trabalhos de grupo |
Trabalho laboratorial ou de campo |
5 |
|
Trabalhos individuais |
Trabalho laboratorial ou de campo |
10 |
|
Estudo pessoal autónomo |
Estudo |
20 |
|
|
Total: |
53 |
Avaliação Contínua
Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes escritos individuais: 2 - 75%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua aplicação a casos concretos.
Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.