Código: | MGE2109 | Sigla: | SPCG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 4 ECTS | 39 | 107 |
Teórico-Práticas: | 4,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. As ideias chave dos sistemas de Controlo de Gestão
1.1. Natureza, justificação e enquadramento dos sistemas de controlo de gestão
1.2. Definições de Controlo de Gestão
1.3. Fases de evolução dos Sistemas de Controlo de Gestão
2. A Contabilidade como sistema de informação e de suporte ao Controlo de Gestão
2.1. Requisitos da Contabilidade para o Planeamento e Tomada de Decisão
2.2. A tomada de decisão - Abordagem dos custos relevantes. Custeio variável, custeio marginal
2.3. Apuramento de resultados: da lógica da absorção à lógica da contribuição
2.4. A teoria do C.V.R. Análise do Custo Volume Resultado
2.5. Da margem de Contribuição Residual ao E.V.A. (Economic Value Added
2.6. Os custos e a tomada de decisão: C.B.A. (Custeio Baseado nas Atividades)
3. Responsabilização pelos Resultados - Aspetos Comportamentais do Controlo de Gestão
3.1. Estrutura organizacional em centros de responsabilidade
3.2. Critérios de avaliação do desempenho
3.3. Preços de Transferência Internos (PTI)
4. A estratégia e o Controlo de Gestão - O processo de Controlo de Gestão
4.1. Do planeamento estratégico ao planeamento operacional
4.2. O Processo de Orçamentação - O Controlo Orçamental
4.3. Metodologia de apuramento dos Desvios Orçamentais
4.4. Sistemas de acompanhamento e Gestão da Perfomance: Tableau de Bord versus Balanced Scorecard
4.5. Balanced Scorecard e indicadores
O objetivo "compreender a importância do planeamento e controlo de gestão" é transversal aos vários capítulos da U.C.. No entanto, o Cap.1 enfatiza este aspeto; o objetivo "compreender a sequência orçamental" é tratado no capítulo 3, sendo o capítulo 2 necessário para lançar as bases de cálculo para a realização de um orçamento de produção. No entanto, para perceber esta sequência, é necessário ter em conta diversos conceitos relacionados com o planeamento e com o orçamento. Tal é focado neste mesmo capítulo. Consequentemente, pretende-se alcançar o objetivo de "elaborar um orçamento a partir de planos previamente definidos". O capítulo 3 foca ainda o controlo orçamental, tendo em conta o objetivo de "perceber a importância de analisar os diferentes desvios".
Por fim, o objetivo "perceber como desenvolver um Balanced Scorecard para uma organização" é desenvolvido no capítulo 4, no qual se faz, adicionalmente, uma breve abordagem ao conceito de Tableaux de Bord.
Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2015 |
Vieira, J., Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., & Caldeira, C.;Contabilidade de Gestão ¿ Estratégia de custos e de resultados, Reis dos Livros, 2014 |
Caiado, A. C. P.;Contabilidade analítica e de gestão, Áreas Editora, 2015 |
Drury, C. M;Management and cost accounting, Springer, 2012 |
Kaplan, R. S., & Norton, D. P.;The balanced scorecard: translating strategy into action, Harvard Business Press, 1996 |
Morais, A., Lourença, I., Franco, V., Serrasqueiro, R., Oliveira, B.Jesus, M., Major, M., & Oliveira, A.;Contabilidade de Gestão Volume II - Orçamento anual e instrumentos de avaliação do desempenho organizacional, Publisher Team, 2006 |
O método adotado é teórico-prático, sendo que em primeiro lugar é efetuada a explanação teórica dos vários conceitos e metodologias a utilizar, os quais são, subsequentemente, postos em prática através da realização de exercícios/casos práticos exemplificativos. Desta forma, pretende-se desenvolver o sentido crítico acerca dos tópicos abordados. As exposições teóricas serão efetuadas com recurso a data show.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Momento de Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 65 | |
Total: | 107 |
A avaliação contínua incluí três componentes:
- Dois testes de avaliação contínua (com a ponderação de 45% cada teste)
- Case study com a ponderação de 10%.
Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.
De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos e exercícios e em formato "PDF". Numa perspetiva prática, é incentivada a utilização do excel na realização de exercícios/casos sobre orçamentação.