• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MGE2111

Simulação Empresarial

Código: MGE2111    Sigla: SEMP

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
Este jogo é uma simulação sofisticada que promove o raciocínio ao nível de todas as decisões, apostando no aprender fazendo. Assim, cada um será o Gestor da sua empresa e terá de analisar os consumidores e suas necessidades e planear estratégias: seleccionando o seu target e definindo Produto, Preço, Promoção e Distribuição, de forma a criar um produto atractivo e competitivo.
O Jogo de Gestão é um método de ensino completamente novo, que se baseia na simulação de cada uma das variáveis que actuam num mercado real e competitivo.
O modelo utilizado na unidade curricular é em tudo idêntico ao utilizado no mundo real: os alunos não só planificam as acções, como as executam e conferem os resultados das suas acções, repetindo este ciclo de forma continuada.

Objectivos e resultados esperados da aprendizagem:
- Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de gestão e marketing;
- Adaptação das vivências teóricas á realidade prática e competitiva das empresas;
- Compreender as alterações do ambiente e as suas respectivas implicações em termos de gestão;
- Saber trabalhar em equipa.

Competências a desenvolver:
- Análise de mercados e concorrência
- Planificação de um plano de negócios
- Execução de Planos de Gestão a curto e longo prazo
- Controlo e analise de resultados
- Análise de mercados e concorrência
- Planificação de um plano de negócios
- Execução de Planos de Gestão a curto e longo prazo
- Controlo e analise de resultados

Programa

1 - Apresentação da Unidade Curricular e do Simulador

2 - Modelos de Gestão e Metodologia de Simulação

3 - Simulação Teste, Análise do Cenário da Empresa e Mercado

4 - Plano de Negócios

5 - Análise de Resultados e Preparação da Decisão

6 - Apresentação e Discussão dos Resultados Globais

Bibliografia Principal

COVELLO, Joseph A.; HAZELGREN Brian;Your First Business Plan, Sourcebooks, 2005

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino está assente num programa de simulação de gestão denominado MMT10. Este programa simula as principais varáveis na gestão de uma empresa. A metodologia de simulação tem como base quatro princípios base:

- Aprender fazendo
- O aluno tem uma atitude 100% activa neste método, e a disciplina só acontece com os inputs do aluno.
- Ensaio, erro e novo ensaio.
- Na gestão a experiência é um factor determinante para a segurança da decisão. Com este método é permitido ao aluno repetir e aprender com os erros.
- Obter resultados
- A simulação permite ao aluno obter resultados concretos e quantitativos das suas decisões.
- Interferências
- Este método de simulação tem como base o princípio da interferência, isto é, tal como no mercado real, as decisões das outras empresas (grupos de trabalho) vão interferir nos resultados da minha empresa. 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final