Código: | MGE2110 | Sigla: | MINV |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 26,32 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
|
SPSS
Mendeley
Português
1. Introdução
1.1. Tipologia de Trabalhos
1.2. Estrutura e Normas
2. O Problema de Investigação
2.1. Características e a ética de investigação
2.2. Discussão do problema de investigação
2.3. Estratégia de investigação
3. Base de fundamentação do trabalho científico: a Revisão de Literatura
3.1 Objetivo e planeamento da pesquisa
3.2 Fontes de informação e tipos de análise
3.3 Método de construção da revisão bibliográfica
4. Etapas operacionais do Processo de Investigação
4.1. Construção do quadro de Hipóteses/Objetivos
4.2. Identificação e seleção de variáveis
4.3. Métodos de Investigação
4.3.1. Definição do método científico
4.3.2. Técnicas amostrais
4.4. Técnicas de recolha de dados
4.4.1. Classificação das técnicas
4.4.2. Instrumentos de recolha de dados
4.4.2.1 A entrevista
4.4.2.2 O questionário
5. Metodologias quantitativas de investigação
5.1. Análise e contextualização Empírica
5.5.1. Métodos comparativos e estatísticos
5.5.2. Análises de dados e interpretação de resultados
5.5.2.1 Construção e procedimentos posteriores de uma base de dados
5.5.2.2 Análise descritiva das variáveis
5.5.2.3 Testes paramétricos
5.5.2.4 Testes não paramétricos
5.5.2.5 Modelo de regressão linear
5.5.2.6 Introdução à análise fatorial
5.5.3. Conclusões e linhas de orientação futura
6. Metodologias qualitativas de investigação
6.1. Métodos de recolha de dados
6.1.1. A observação
6.1.2. A entrevista individual e de grupo
6.1.3. Outras estratégias qualitativas para a recolha de dados (abordagem biográfica, observação direta e análise documental)
6.2. Método qualitativo de análise de dados
6.2.1 A análise de conteúdo: codificação, categorização e interpretação da informação
Hill, M. & Hill A.;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2009 |
Patton, M. ;Qualitative Research & Evaluation Methods, 3rd ed., London: Sage , 2009 |
Real de Oliveira, E.; Ferreira, P. ;Métodos de Investigação: da interrogação à descoberta científica, Vida Económica, 2014. ISBN: 978-989-76805-3-3 |
Denzin, N. & Lincoln, Y. ;The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd ed., London: Sage, 2005 |
Quivy, R. & Campenhoudt, L. ;Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva , 1992 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas de orientação tutorial combinando a exposição teórica dos principais conceitos, metodologias e técnicas com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, assim como outros instrumentos de apoio, designadamente aplicações como o SPSS e publicações em papel diversas. No decurso das aulas será incentivada a pro-atividade e atitude crítica dos alunos face aos assuntos em discussão.
Avaliação distribuída com exame final
Um teste de avaliação contínua: 40%
Pré-Projeto do trabalho final: 15%
Relatório final do Projeto de Dissertação, ou trabalho de projeto, ou estágio profissional: 45% (nesta componente a revisão de literatura em cada tipologia dos trabalhos terá a componente de 20%).
Teste de Avaliação Final: 50%
Relatório final do Projeto de Dissertação, ou trabalho de projeto, ou estágio profissional: 50% (nesta componente a revisão de literatura em cada tipologia dos trabalhos terá a componente de 25%).