• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MGE2109

Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão

Código: MGE2109    Sigla: SPCG

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 17,25
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

A unidade curricular visa dotar os alunos com os principais conceitos de planeamento e controlo de gestão, com destaque para instrumentos tradicionais como o orçamento ou mais evoluídos como o Balanced Scorecard. É pretendido que seja apreendida a importância do planeamento e controlo de gestão tanto ao nível operacional como ao nível estratégico.  
Competências a desenvolver
Pretende-se desenvolver competências práticas ao nível da aplicação de um conjunto de metodologias necessárias ao desenvolvimento de um modelo de planeamento e controlo em diferentes contextos organizacionais. Para tal serão combinados conhecimentos teóricos com a realização de exercícios de índole prática. 
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
compreender a importância do planeamento e controlo de gestão;
compreender a sequência orçamental;
elaborar um orçamento a partir de planos previamente definidos;
perceber a importância de analisar os diferentes desvios;
perceber como desenvolver um Balanced Scorecard para uma organização.

Programa

1. Noções gerais de Controlo de Gestão

2. A Contabilidade Analítica como sistema de informação de suporte ao controlo de gestão
3. Planeamento e Controlo Orçamental
3.1 O planeamento estratégico e o planeamento operacional
3.2 O orçamento como instrumento de planeamento
3.2.1 Orçamento ¿ conceito, objetivos, tipologias, funções e vantagens;
3.2.2 A importância dos sistemas de informação no processo orçamental;
3.2.3 Dificuldades no processo orçamental
3.3 A sequência orçamental
3.4 O encerramento do ciclo orçamental: as demonstrações previsionais
3.5 O controlo orçamental
3.5.1 Características do controlo orçamental
3.5.2 O diagnóstico dos desvios no processo de controlo
3.5.3 Limitações do controlo orçamental 
4. O Tableaux de Bord e o Balanced Scorecard
4.1 Características e objetivos dos tableaux de Bord 
4.2 Desenvolvimento de um tableaux de Bord 
4.3 O Balanced Scorecard como sistema de gestão estratégica 
4.4 O Balanced Scorecard como sistema de avaliação de desempenho 
4.5 As perspetivas do Balanced Scorecard
4.6 Os mapas estratégicos

Bibliografia Principal

Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2015
Vieira, J., Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., & Caldeira, C.;Contabilidade de Gestão ¿ Estratégia de custos e de resultados, Reis dos Livros, 2014

Bibliografia Complementar

Caiado, A. C. P.;Contabilidade analítica e de gestão, Áreas Editora, 2015
Drury, C. M;Management and cost accounting, Springer, 2012
Kaplan, R. S., & Norton, D. P.;The balanced scorecard: translating strategy into action, Harvard Business Press, 1996
Morais, A., Lourença, I., Franco, V., Serrasqueiro, R., Oliveira, B.Jesus, M., Major, M., & Oliveira, A.;Contabilidade de Gestão Volume II - Orçamento anual e instrumentos de avaliação do desempenho organizacional, Publisher Team, 2006

Métodos de Ensino

O método adotado é teórico-prático, sendo que em primeiro lugar é efetuada a explanação teórica dos vários conceitos e metodologias a utilizar, os quais são, subsequentemente, postos em prática através da realização de exercícios/casos práticos exemplificativos. Desta forma, pretende-se desenvolver o sentido crítico acerca dos tópicos abordados. As exposições teóricas serão efetuadas com recurso a data show.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final