Código: | MGE2108 | Sigla: | MSERV |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 4 ECTS | 39 | 107 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Através da combinação de conhecimento académico e profissional, as matérias lecionadas sobre Marketing de Serviços e Marketing B2B, apoiadas pela realização de exercícios práticos, permitirão:
- Dotar os estudantes de competências e conhecimentos específicos de Marketing de Serviços e Marketing B2B;
- Gerir as atividades de Marketing em empresas do setor dos serviços e do setor industrial;
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver competências para tomar decisões fundamentadas, numa empresa de serviços;
- Desenvolver competências para selecionar e usar as metodologias e os instrumentos adequados à gestão de uma empresa de serviços;
- Saber compatibilizar a oferta e a procura de serviços;
- Compreender as especificidades da procura de bens industriais e as implicações para a gestão de marketing;
- Saber gerir uma carteira de relações com os clientes industriais;
- Compreender o comportamento de compra de clientes industriais e saber actuar em conformidade.
Competências
Após a aprovação na U.C. os estudantes deverão ser capazes de gerir eficientementeas atividades de marketing
de uma empresa de serviços e de uma empresa que atue no mercado B2B.
1. Introdução ao Marketing de Serviços.
1.1 O que são serviços.
1.2 Categorias de serviços.
1.3 Os 7 P do Marketing de Serviços
2. Modelo de Consumo de Serviços.
2.1 Fase pré-compra.
2.2 Fase do encontro de serviço.
2.3 Fase pós-encontro.
3. Desenvolvimento de novos serviços.
4. Processo de serviço
4.1 Desenvolvimento de um blueprint
5. Gestão da procura e da capacidade do serviço.
6. Noções de qualidade dos serviços.
7. Introdução ao Marketing B2B
7.1Definição de mercado B2B
7.2 Diferenças entre Marketing B2B e marketing de consumo
8. Segmentação de mercados industriais.
8.1 Segmentação de mercados industriais vs. mercados de consumo.
8.2 Variáveis de segmentação.
9. Preçagem de bens industriais.
10. Gestão de clientes e key-account management.
Os conteúdos programáticos selecionados para a unidade curricular permitem adquirir conhecimentos e competências fundamentais, teóricos e práticos, sobre o marketing de serviços e o marketing B2B. Permitem compreender as especificidades destes domínios do Marketing, bem como as diferentes dimensões, instrumentos de análise e decisão.
Zimmerman, A. and Blythe, J.;Business to Business Marketing Management A global perspective, 2nd. Edition, Routledge, 2013 |
Wirtz, J. and Lovelock, C.;Essentials of Services Marketing, 3rd Edition, Pearson Education Limited, England, 2018 |
Lovelock, C. and Wirtz, J.;Marketing de Servicios. Personal, Tecnología y Estrategia, Septime Edition, Pearson Educación, México, 2015 |
Kleinaltenkamp, M., Plinke, W., Wilkinson, I. and Geiger, I. Editors;Fundamentals of Business-to-Business Marketing Mastering Business Markets, Springer International Publishing, Switzerland, 2015 |
Mathur, U.C.;Business to Business Marketing, New Age International (P) Limited, Publishers, 2008 |
A estratégia pedagógica centra-se em diversas metodologias de ensino/aprendizagem, nomeadamente metodologias ativas, expositivas, interrogativas e de resolução de exercícios.
Avaliação distribuída com exame final
Realização de dois testes com ponderação de (42,5% + 42,5%).
Realização de um trabalho/exercício, em grupo com ponderação de 15%.
Realização de exame final com a duração de duas horas e ponderação de 100%.