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Gestão e Direção de Recursos Humanos

Código: MGE2102    Sigla: GDRH

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 42,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Serão ministrados princípios científicos de Organização e desenvolvimento de recursos humanos necessários para o suporte estratégico da gestão nas organizações, num contexto competitivo e global. Alinhamento das politicas de recursos humanos a partir do planeamento estratégico da organização e implementar as medidas que contribuam para a melhor gestão numa completa articulação com a visão organizacional.
Identificar e caracterizar a Gestão das pessoas como um processo de influência social no qual se procura obter a participação voluntária dos colaboradores da organização num esforço para atingir os objetivos estratégicos pré-definidos.
Serão ministradas as teorias científicas mais desenvolvidas, desde a  abordagem da gestão de pessoal á gestão das pessoas, a evolução das práticas organizacionais, a contribuição da gestão de recursos humanos para o valor organizacional, a dimensão cultural das organizacões em contexto globais, os mecanismos de atração de pessoas, a dimensão da marca do empregador, as lógicas de avaliação de desempenho e competências alinhadas com os objetivos organizacionais, os planos de carreira e sucessões que visem a manutenção e o desenvolvimento das organizacões, a importância do Plano de recursos humanos.
Serão ainda ministrados conhecimentos sobre a importância dos sistemas de informação na gestão de recursos humanos, no contexto atual e global. 

OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Proporcionar a compreensão dos conceitos de gestão de recursos humanos;
b) Proporcionar a compreensão do conceito da organização e desenvolvimento das pessoas;
c) Compreender em que medida é que as politicas de gestão de recursos humanos explica o desempenho dos grupos e das organizações;
d) Identificar os traços e comportamentos associados a uma liderança organizacional eficaz;
e) Proporcionar o conhecimento das teorias explicativas dos fenómenos associados á gestão internacional de recursos humanos;
f) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional;
g) Proporcionar a compreensão das práticas de recursos humanos para o desenvolvimento pessoal e organizacional;
h) Proporcionar a compreensão da das lógicas de compensação e beneficios na dimensão pessoal e organizacional.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
a) Proceder à realização de um diagnóstico diferencial dos conceitos de organização e desenvolvimento de recursos humanos;
b) Desenvolver competências de melhoria dos níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais, promovendo o seu envolvimento organizacional;
c) Melhorar os processos de gestão de recursos humanos alinhados com a estratégia organizacional;
d) Intervir ao nível das melhores práticas de gestão de recursos humanos;
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares na procura do conhecimento organizacional; 
f) Desenhar e realizar um conjunto de ferramentas técnicas da atividade de recursos humanos; 
g) Reflectir e actuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização, enquanto gestor de recursos humanos.



Programa

1. Bases Conceptuais de Gestão de Recursos Humanos
2. Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
3. Estrutura e Missões da Atividade de Recursos Humanos.
4. Análise e Descrição de Funções
5. Definição de Desenvolvimento de Carreiras e Plano de sucessões
6. Gestão de Equipas, Liderança e negociação organizacional
7. Matriz de Competências Organizacional
8. Gestão e Avaliação de Competências
9. Organização da Formação e Desenvolvimento
10. Assessment, como ferramenta de diagnóstico
11. Recrutamento e Seleção, atrair, Employer Brand
12. Gestão do Conhecimento
13. Políticas de Benefícios e compensação
14. Gestão Internacional dos Recursos Humanos
15. O Plano de Recursos Humanos
16. Os Sistemas e as Normas aplicáveis á Gestão de Recursos Humanos
17. Boas práticas de Gestão de Recursos Humanos

Bibliografia Principal

CAMARA, P. B. e GUERRA, P. B. e RODRIGUES, J. V.;Humanator-Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. 6ª Edição atualizada., Publicações Dom Quixote, 2013
CUNHA, M.P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda., 2014

Bibliografia Complementar

SIMÕES , E.;Negociação nas Organizações. Contextos Sociais e Processos Psicológicos, Editora RH, 2008
Boxall, P. & Purcell, J.;Strategy and Human Resource Management (3rd Ed.), Palgrave Macmillan, 2011
Bratton, J. & Gold, J.;Human resource management: Theory & practice (5th) Ed, Palgrave Macmillan, 2012
TEIXEIRA, Sebastião;Gestão das Organizações, 3.ª Edição, Escolar editora, 2013
Sousa,Maria José; Duarte, Teresa; Sanches, Pedro G. ; Gomes, Jorge,;Gestão de Recursos Humanos, Métodos e Práticas. 10ª edição, Lidel Edições Técnicas., 2006

Observações Bibliográficas

A bibliografia será complementada por artigos e textos disponibilizados na plataforma Sigarra,

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.

Serão previligiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.

A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.

Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Elementos de avaliação contínua:
  • Realização e discusão de case Stadies e projeto - ponderação de 40%;
  • Participação nas sessões e-learning - ponderação 10%;
  • Realização de provas escritas individuais - ponderação 50%.


Avaliação Final

Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.

Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Realização de prova escrita individual - ponderação 100%.