Sociologia do Lazer e do Turismo
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta Unidade Curricular desenvolve um conjunto de temas relacionados com a perspetiva sociológica sobre os fenómenos do lazer e do turismo. Assumindo que, numa perspetiva sociológica, o turismo e o lazer estão intimamente ligados, a abordagem centra-se essencialmente na compreensão dos comportamentos de lazer e os seus condicionantes sócio-culturais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Enquadrar o lazer e o turismo nos contextos e constrangimentos culturais
Compreender a relevância do contexto familiar para a estruturação das atividades de lazer
Identificar as fases do ciclo de vida, associando-as a fenómenos de lazer
Compreender a interligação entre as esferas do trabalho e do lazer, bem como as transformações recentes a este nível
Caracterizar a influência que conceitos como classe social, género e etnia produzem nos hábitos de lazer
Enquadrar a influência do desporto nas atividades de lazer
Compreender o carácter estruturante dos fenómenos de consumo para as práticas de lazer
Caracterizar a influência das novas tecnologias da informação e da comunicação para as mudanças no conceito de lazer
Competências a desenvolver
Análise crítica dos fenómenos de lazer
Operacionalização dos conceitos sociológicos aplicados ao lazer
Recolha, tratamento e análise de informação teórica e empírica sobre os fenómenos de lazer
Programa
1. Enquadramento e conceitos fundamentais
2. Cultura e Lazer
3. Lazer e Família
4. Lazer e Ciclo de Vida
5. Trabalho e Lazer
6. Classe, Género e Etnicidade
7. Lazer e o Desporto
8. Consumo e Lazer
9. Mundos Virtuais e Lazer
Bibliografia Principal
Elkington, Sam & Gammon, Sean ;Contemporary Perspectives in Leisure, Routledge, 2014 |
DÍAZ CANO, EDUARDO; PÉREZ REDONDO, RUBÉN JOSÉ;Teaching Materials for Sociology of Tourism and Leisure., OMM PRESS, Madrid, 2016. ISBN: 10: 8494441671; 13: 9788494441677 |
Bibliografia Complementar
Blackshaw, Tony ;Handbook of Leisure Studies, Routledge, 2013 |
Dias, Reinaldo ;Sociologia do Turismo, Atlas, 2003 |
Castro, Celso ;Sociologia Aplicada ao Turismo, Altas, 2002 |
Guiddens, Anthony ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000 |
Critcher, C.; Bramham, P.; Tomlinson, A.;Sociology of Leisure: a reader, E&FN Spon, 1999 |
Métodos de Ensino
Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos, casos e observação in loco.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Contínua
2 Testes escritos individuais: 2x35%
1 Trabalho escrito: 30%
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame escrito individual (100%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular