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Princípios de Turismo

Código: LTU1103    Sigla: PT

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/
Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular apresenta um caráter introdutório à Licenciatura em Turismo, pelo que se pretende dotar os discentes das necessárias bases teóricas e conceptuais que enquadrem o Turismo enquanto atividade económica abrangente e sistémica.
Pretende-se, em primeira instância, pela natureza introdutória desta unidade curricular, dotar os alunos de conhecimentos teóricos, práticas, instrumentos e metodologias que constituam uma base sólida de interação e complemento às restantes unidades curriculares do curso.
Proporcionar um conhecimento global da atividade turística numa perspetiva pluridisciplinar e integradora das diferentes áreas científicas. Possibilitar uma visão global capaz de, identificar os principais recursos turísticos de um destino, permitir a construção e organização posterior em produtos / serviços capazes de, serem promovidos de acordo com diversas lógicas e estratégias implementadas assentes em, critérios de qualidade adequados à sustentabilidade que os destinos o exigem.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

1. Compreender os conceitos fundamentais relativos ao Turismo;
2. Identificar o processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional, nomeadamente os momentos chave do seu desenvolvimento;
3. Identificar e utilizar os principais indicadores estatísticos que permitem caracterizar a dimensão e expressão quantitativa do Turismo a nível mundial e em Portugal;
4. Reconhecer a perspetiva sistémica do setor do Turismo, identificando e caracterizando os elementos da oferta que o compõem;
5. Compreender os fatores e determinantes associados à procura turística;
6. Reconhecer os tipos, funções e competências das organizações do sector do Turismo; identificar organização institucional do Turismo em Portugal;
7. Debater e questionar tendências fundamentais do futuro do setor do Turismo.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Pretende-se, no decurso da unidade curricular, desenvolver nos alunos as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:

1. Sensibilizar os alunos para a importância e dimensão do setor do turismo a nível internacional e nacional, fornecendo-lhes um corpo teórico de conhecimento sólido associado com os conceitos e questões fundamentais lecionadas, bem como fornecer-lhes instrumentos metodológicos que lhes permita aplicar a teoria à prática;

2. Desenvolver capacidades analíticas e de avaliação, de pesquisa e investigação;

3. Desenvolver competências de criatividade e inovação no processo de desenvolvimento do turismo;

4. Fomentar o trabalho em equipa, a coordenação de ideias e liderança;

5. Fomentar a criatividade e responsabilidade na resolução de problemas e gestão de obstáculos;

6. Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do sector do turismo, que garanta um desempenho de elevada qualidade;

7. dotar os alunos de conhecimento e competências técnicas que contribuam para a prática de atividades profissionais que se enquadrem em qualquer um dos subsetores da atividade turística.

Programa

1. Turismo: enquadramento teórico e conceptualização
1.1 Conceitos fundamentais associados ao Turismo e às Viagens
1.2 A natureza e características do Turismo
1.3 Classificações
1.4 Tipos de Turismo

2. A evolução histórica do Turismo
2.1 A nível mundial
2.2 Em Portugal

3. O Turismo como atividade económica: análise de indicadores de caracterização
3.1 Dimensão e crescimento do setor do Turismo
3.2 A importância do Turismo na economia
3.3 Tendências do turismo internacional
3.4 Perspetivas de crescimento do turismo

4. O Sistema Turístico: a oferta
4.1 Conceito de Destino Turístico; Tipologias.
4.2 Conceito de Produto Turístico
4.3 Composição e elementos da oferta turística

5. A Procura Turística
5.1 Conceito e formação da procura
5.2 Fatores determinantes da procura
5.3 Motivações associadas à procura turística

6. A Organização Institucional do Setor do Turismo
6.1 Organizações do turismo a nível internacional, nacional, regional, local
6.2 Organizações públicas e privadas
6.3 Organização do Turismo em Portugal
6.3.1 Atribuições e competências dos diferentes organismos 

7. Turismo, Planeamento e Desenvolvimento
7.1. Desenvolvimento e sustentabilidade

Bibliografia Principal

Licínio Cunha;Economia e Política do Turismo, Lidel, 2013. ISBN: 9789727579501
Licínio Cunha; António Abrantes ;Introdução ao Turismo, Lidel, 2013. ISBN: 9789727579518

Bibliografia Complementar

Cooper, C. & Hall, C. M. ;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier, 2008
Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. ;Tourism - principles and practice, Prentice Hall, 2008
Sharpley, R.;Travel and tourism, Sage Publications, 2006
Theobald, W.;Global Tourism, Elsevier, 2005
Ryan, C.;Recreational Tourism: Demand and Impacts, Channel View Publications, 2003
Goeldner, C. R.; Ritchie, J. R. B.; McIntosh, Robert W. ;Turismo: Princípios, Práticas e Filosofias, São Paulo, Bookman, 2002
Beni, M. C. ;Análise Estrutural do Turismo, Editora Senac, 2001
WTO, OECD, UN & Comission of the European Communities ;Tourism Satellite Account (TSA): Recommended Methodological Framework, , OECD Publishing, 2001
World Tourism Organisation;Introducción al Turismo, WTO, 2001
REIGADO, Felisberto Marques;Desenvolvimento e Planeamento Regional; uma abordagem sistémica, Editorial Estampa - Lisboa, 2000
Lickorish, L. J. & Jenkins, C. L.;Introdução ao Turismo, Editora Campus, 2000

Métodos de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas.
Decorrerão, ainda, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:

2 Testes escritos individuais: 2x35%

1 Atividade / Trabalho de Grupo a disponibilizar na plataforma e-learning: 20%

1 Apresentação da Atividade / Trabalho de Grupo: 10%

Total: 100%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular