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Ética Empresarial

Código: LRE1428    Sigla: ETE

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teóricas: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Proporcionar conhecimentos de Ética Empresarial e Deontologia profissional que permitam identificar os principais problemas da atualidade causadores de dificuldades no desenvolvimento das empresas.

OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Capacitar o aluno a identificar principais áreas e domínios de intervenção da Ética e da Deontologia.
- Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento dominante da Ética Empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber Código de Ética de uma empresa e/ou organização;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Conhecimento da estrutura orgânica da OTOC e dos direitos e deveres dos Técnicos Oficiais de Contas à luz do Estatuto da OTOC e Código Deontológico.

RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Estar capacitado para diagnosticar e implementar numa organização um Código de Ética e de deontologia Empresarial.
Interpretar desvios de comportamento face ao código deontológico e de ética implementado.
Estar capacitado para aprofundar o desenvolvimento do código de ética e de deontologia numa organização.
Ser capaz de analisar problemáticas resultantes de uma deficiente interpretação do código de ética e de deontologia profissional.

Programa

1. Responsabilidade Social na Sociedade atual
2. Responsabilidade Social das Organizações
3. O PACTO GLOBAL das Nações Unidas
4. A nova dimensão da Responsabilidade Social das Organizações
5. A Ética e as Empresas
6.Questões de Concorrência
7.Produção e Preços
8.Contratos e Influências
9.Questões de Pessoal
10.Questões de Publicidade
11.Ética na Sociedade Moderna
12. Ética e Deontologia das Profissões
13. Ética e Deontologia dos Técnicos Certificados de Contas
14. Ética e Deontologia dos Revisores Oficiais de Contas

Bibliografia Principal

João César das Neves; INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010, 2010
OTOC;Estatutos da OTOC e Código Deontológico, 2017, Estatutos da OTOC e Código Deontológico, OTOC
OROC;OROC; Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, , OROC, 2017

Bibliografia Complementar

Cristina Gonçalves e Francisco Carreira;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012, 2012
ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010, VIDA ECONÓMICA, 2010, 2010

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos). Cada aluno realiza um trabalho individual e procede à sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

2 testes de avaliação 50% cada

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

EXAME

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

RECURSO

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

EXAME

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

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