Código: | LRE1427 | Sigla: | EPR |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, vis fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e planos de negócio.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas.
- Promover a experimentação e o teste de hipóteses.
- Conceber modelos de negócio.
- Saber construir um plano de negócios.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio.
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio.
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades.
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.
1. As tendências nos mercados globais
1.1 Principais principais driving-forces
1.2 Evolução do empreendedorismo
2. As funções de gestão
2.1 As novas funções de gestão para start up's
3. A criação do modelo de negócio
3.1 As questões legais e sociais da pequena empresa
3.2 Da ideia ao mercado.Tipos de negócio
3.3 A identificação de oportunidades/problemas
3.4 As soluções e teste de hipóteses
3.5 As métricas chave
3.6 Proposta de valor
3.7 Vantagem competitiva
3.8 Os canais e comunicação
3.9 Os custos e as fontes de receitas
4. O Plano de Negócio
4.1 Sumário executivo
4.2 Resumo da empresa
4.3 Descrição dos produtos/serviços
4.4 Estratégia do negócio
4.5 Operacionalização do negócio
4.6 Estrutura e liderança
4.7 Monitorização e avaliação do desempenho.
5. Repensar o negócio.
Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015 |
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self Desenvolvimento Pessoal, 2016 |
Ries, Eric;Lean Start Up, Prime Books, 2012 |
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel - Edições Técnicas, 2010 |
As aulas consistem na apresentação dos elementos e nos fundamentos do empreendedorismo. Estes serão suportados pela análise e resolução de casos, comentários de vídeos e elaboração de trabalhos práticos.
Avaliação distribuída com exame final
- Dois testes escritos individuais: 60%
- Apresentação e defesa de um trabalho final (Business Plan): 40%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual: 100%.