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Auditoria

Código: LGE1636    Sigla: AUD

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE3N

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

TGE3D

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A temática desta unidade curricular assenta nas matérias básicas da auditoria financeira.
Enfatiza-se a sua finalidade essencial de acreditação da informação financeira divulgada pelas empresas, como pedra basilar da tomada de decisões económicas.
Neste propósito, compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticas de auditoria, como o processo de verificação dos documentos de prestação de contas, realizado com observância aos princípios, métodos e técnicas de auditoria.
Analisa os conceitos, objeto e objetivos da auditoria financeira.
Como questão basilar na definição do planeamento de uma auditoria, trata as questões relacionadas com o conhecimento da entidade a auditar e o seu meio envolvente, análise de risco e materialidade, bem como a compreensão dos sistemas de informação e de controlo interno contabilístico e administrativo.
Analisa os fundamentos teóricos e práticos da produção de prova em auditoria, das conclusões e relatórios de auditoria, com vista a habilitar o auditor a formar uma opinião e emitir um parecer sobre a matéria auditada.
Adentro destes propósitos a unidade curricular foi estruturada de modo a dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais.



OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Compreender a interação entre o processo contabilístico e o processo de auditoria financeira;
- Apreender o conceito, objecto, objectivos, e âmbito da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
- Adquirir os conhecimentos básicos sobre o método e processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco em auditoria e definir a materialidade;
- Conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura organizativa e sistema de controlo interno da entidade auditada;
- Compreender e aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria na verificação das asserções das demonstrações financeiras;
- Produzir conclusões a partir de prova de auditoria com base no exame das demonstrações financeiras auditadas;
- Compreender e elaborar relatórios de auditoria.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No desenvolvimento da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

- Criar o entendimento sobre a função da contabilidade e da auditoria no processo de relato financeiro e sua acreditação;
- Conceber e configurar o processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco e definir a materialidade em auditoria;
- Compreender as metodologias e técnicas de planeamento e execução de auditoria;
- Proceder ao levantamento do sistema de controlo interno e referenciar os aspetos críticos;
- Aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria no exame das demonstrações financeiras;
- Extrair e descrever as conclusões do trabalho de auditoria;
- Elaborar relatórios de auditoria.

Programa

1. Conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira
2. Profissão de auditor e normas de auditoria
3. O processo de auditoria
4. Conceito e fundamentos do Sistema de Controlo interno: administrativo e contabilístico
5. Descrição e avaliação do sistema de controlo interno: administrativo e contabilístico
6. A prova de auditoria: procedimentos de auditoria
7. Auditoria às demonstrações financeiras
8. Relatórios de auditoria

Bibliografia Principal

Batista da Costa, Carlos;Auditoria Financeira - Teoria e Prática, 11ª Edição, Rei dos Livros, 2017. ISBN: 9789898823472
Costa, Carlos Baptista;Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros, 2011. ISBN: 9789898305282

Bibliografia Complementar

Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874
Porto Editora;Sistema de Normalização Contabilística Explicado - 6ª Edição, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7
IFAC-International Federation of Accountants;Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros trabalhos de garantia de fiabilidade e serviços relacionados, IFAC, 2010
William C. Boynton; Walter G. kell; Raymond N. Johnson;Modern Auditing-Assurance Services and the Integrity of Financial Reporting, John Wiley An Sons LTD, 2005

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da abordagem de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através da leitura da bibliografia de apoio à unidade curricular e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Elaboração de trabalhos escritos individuais e em grupo.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias lecionadas. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes escritos individuais: 2 - 75%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura:

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular