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Ética Empresarial

Código: LGE1424    Sigla: EE

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE2D

Teórico-Práticas: 15,00

TGE2N

Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular faz uma abordagem ampla dos conceitos e princípios fundamentais de ética (social), deontologia e ética empresarial, com predominância para a responsabilidade social das empresas. Visa-se aprofundar os fundamentos da ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais.
Neste contexto, analisam-se os desafios que se colocam à ética no desenvolvimento empresarial e no quotidiano das empresas e quais as tendências mais marcantes. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado, nas empresas e organizações profissionais.
No âmbito da deontologia profissional estuda-se em particular o Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e o Código Deontológico.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Proporcionar conhecimentos de Ética empresarial e Deontologia profissional que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas.
- Capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da Ética empresarial e da Deontologia profissional.
- Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Desenvolver competências cognitivas sobre o pensamento dominante da Ética Empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber o Código de Ética de uma empresa ou organização;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Conhecimento da estrutura orgânica da Ordem dos Contabilistas Certificados e das atribuições, direitos e deveres dos Contabilistas Certificados à luz do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e Código Deontológico.

Programa

1. Conceito e objeto de ética e deontologia profissional
2. Regras éticas e comportamento ético
3. Formulação e análise de dilemas éticos
4. A ética na atividade profissional (deontologia)
5. A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente
6. A responsabilidade social das empresas
7. As competências das Organizações Profissionais
8. Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas
9. Códigos de Ética de Organizações Profissionais
10. Estatuto e Código Deontológico dos Contabilistas Certificados

Bibliografia Principal

António da Silva Rocha;Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Vida Económica, 2010. ISBN: 9789727883257
Gonçalves, Cristina e outros;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012. ISBN: 9789898058676

Bibliografia Complementar

OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC
OCC;Estatutos e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados, OCC, 2015
Neves, João César;Introdução à Ética Empresarial - 2ª Edição, Principia, 2014. ISBN: 9789897161223

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual mediante a recurso à bibliografia recomendada e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contacto: 5%
Trabalho escrito: 20%
2 testes escritos individuais: 75%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular