Código: | LGE1314 | Sigla: | SIG |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/isag1718/ |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 4 ECTS | 45 | 106 |
Práticas: | 30,00 |
Outro: | 0,00 |
Práticas: | 30,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Microsoft Office Excel
Primavera BSS
R Studio
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Sistemas de Informação para a Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular são abordados conceitos relacionados com sistemas de informação, sua aplicação e enquadramento em ambiente organizacional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no seio de uma organização;
3. Utilizar os Sistemas de Informação de apoio à Gestão: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS, R e outros;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão e a importância deste numa organização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão de forma autónoma: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS, R e outros.
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2016. ISBN: 978-972-722-775-4 |
CARVALHO, A.;Gráficos com Excel - 95 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-876-8 |
CARVALHO, A., LOPES, F. e MORAIS, M.;Desenvolvimento de Sistemas de Informação, FCA Editora de Informática, 2005. ISBN: 972-722-461-X |
Marques, P., Costa, N;Fundamental do Excel 2013, FCA Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-800-3 |
Pereira, L., Piairo, H.;Introdução à Estatística Em R e SPSS, Chiado Editora, 2012. ISBN: 9789896978778 |
Kramer, J., Mitova, M. e Radke, A.;Joomla! 2.5 Livro de Iniciante, Cocoate, 2013 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 40% da nota final.
Um trabalho de grupo, submetido através da plataforma e-learning, com uma ponderação de 20% da nota final.
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.