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Comunicação e Imagem Empresarial

Código: LTU1639    Sigla: CIE

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular visa dotar o aluno de competências ao nível da gestão da comunicação e imagem empresarial, em especial da comunicação e imagem organizacional, do mix comunicacional empresarial, da imagem organizacional, do planeamento da comunicação e da imagem organizacional e da eficácia da comunicação.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

O objetivo principal da unidade curricular será o de elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico dos alunos. Assim, deverão os discentes serem capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e os objetivos estratégicos da empresa.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

- Comunicação e imagem organizacional;
- O mix da comunicação empresarial;
- A imagem organizacional;
- O planeamento da comunicação e da imagem organizacional
- Eficácia da comunicação

Programa

1. Conceitos propedêuticos:
1.1 Modos de comunicação nas sociedades humanas;
1.2 A comunicação interpessoal;
1.3 A comunicação não verbal;
1.4 A matriz da comunicação;
1.5. A comunicação como processo social;
1.6 A comunicação de massas.

2. A comunicação organizacional:
2.1. Comunicação institucional;
2.2. A qualidade comunicacional;
2.3. A importância da estrutura corporativa;
2.4. A responsabilidade social;
2.5. Noções de protocolo;
2.6. A presença nas redes sociais;


3 . Identidade, imagem, reputação e publicidade organizacional 
3.1. Conceito de identidade e imagem;
3.2. A diferenciação das organizações através da identidade e imagem; 
3.3. A formação da identidade;
3.4. A gestão eficaz da identidade;
3.5. A imagem aos olhos do espectador;
3.6, A construção de uma reputação sólida
3.7. Principais características da publicidade organizacional;
3.8. Os usuários da publicidade organizacional. 

4. A Estratégia de comunicação
4.1.A teoria da comunicação;
4.2. O desenvolvimento de estratégias de comunicação organizacionais 
4.3. O plano de comunicação
4.4. A relação com as agências de comunicação e a sua escolha.

5. Eficácia na comunicação 
5.1. Elementos básicos de redação e apresentações;
5.2. Comunicar com o estilo adequado;
5.3. Redigir mensagens eficazes;
5.4. Redigir relatórios com eficácia; 
5.5. Entrevistas de seleção.

6. Gestão de crise
6.1. Anatomia de uma crise;
6.2. Preparação para uma crise;
6.3. Comunicação em situação de crise.

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 3 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Trabalho laboratorial ou de campo  9
Estudo autónomo  Estudo  106
  Total: 160

Avaliação Contínua

Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
Elaboração de um trabalho de grupo (30%).

TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular