Comunicação e Imagem Empresarial
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta
unidade curricular visa dotar o aluno de competências ao nível da
gestão da comunicação e imagem empresarial, em especial da comunicação e
imagem organizacional, do mix comunicacional
empresarial, da imagem organizacional, do planeamento da comunicação e
da imagem organizacional e da eficácia da comunicação.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O
objetivo principal da unidade curricular será o de elevar o interesse
dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o
raciocínio lógico, crítico e analítico dos alunos. Assim, deverão os
discentes serem capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de
comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e os
objetivos estratégicos da empresa.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Comunicação e imagem organizacional;
- O mix da comunicação empresarial;
- A imagem organizacional;
- O planeamento da comunicação e da imagem organizacional
- Eficácia da comunicação
Programa
1. Conceitos propedêuticos:
1.1 Modos de comunicação nas sociedades humanas;
1.2 A comunicação interpessoal;
1.3 A comunicação não verbal;
1.4 A matriz da comunicação;
1.5. A comunicação como processo social;
1.6 A comunicação de massas.
2. A comunicação organizacional:
2.1. Comunicação institucional;
2.2. A qualidade comunicacional;
2.3. A importância da estrutura corporativa;
2.4. A responsabilidade social;
2.5. Noções de protocolo;
2.6. A presença nas redes sociais;
3 . Identidade, imagem, reputação e publicidade organizacional
3.1. Conceito de identidade e imagem;
3.2. A diferenciação das organizações através da identidade e imagem;
3.3. A formação da identidade;
3.4. A gestão eficaz da identidade;
3.5. A imagem aos olhos do espectador;
3.6, A construção de uma reputação sólida
3.7. Principais características da publicidade organizacional;
3.8. Os usuários da publicidade organizacional.
4. A Estratégia de comunicação
4.1.A teoria da comunicação;
4.2. O desenvolvimento de estratégias de comunicação organizacionais
4.3. O plano de comunicação
4.4. A relação com as agências de comunicação e a sua escolha.
5. Eficácia na comunicação
5.1. Elementos básicos de redação e apresentações;
5.2. Comunicar com o estilo adequado;
5.3. Redigir mensagens eficazes;
5.4. Redigir relatórios com eficácia;
5.5. Entrevistas de seleção.
6. Gestão de crise
6.1. Anatomia de uma crise;
6.2. Preparação para uma crise;
6.3. Comunicação em situação de crise.
Métodos de Ensino
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 3 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Outras |
Trabalho laboratorial ou de campo |
9 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
106 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
Elaboração de um trabalho de grupo (30%).
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
Provas e Trabalhos Especiais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular