Planeamento e Desenvolvimento em Turismo
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TTU2D1
Software
http://elearning.isag.pt/
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULARPretende-se que os estudantes adquiram sensibilidade relativamente à problemática do desenvolvimento regional e às dinâmicas das diversas regiões a vários níveis.Num complexo sistema de relações, que vão do local ao global, importa debater o protagonismo, ou a sua perda, de cada entidade regional e dos seus actores, de modo a que cada um saiba situar-se num mundo em mudança constante e operar nele com êxito.
As políticas que as entidades oficiais disponibilizam para operar a mudança, em particular as europeias, não serão descuradas na abordagem do programa desta unidade curricular, com o objetivo de envolver os estudantes numa realidade associada ao desenvolvimento regional do país há várias décadas, onde as problemáticas suscitadas pelo turismo merecerão particular realce.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM. Compreender as questões associadas ao desenvolvimento regional;
. Apreender as especificidades territoriais e a necessidade de organização dos espaços;
. Abordar os aspectos conceptuais do crescimento e do desenvolvimento regional;
. Refletir sobre o papel do turismo no desenvolvimento regional;
. Compreender as estratégias para a regionalização administrativa do País;
. Refletir sobre o estatuto dos territórios regionais em diversos contextos: do global ao local;
. Conhecer estratégias de desenvolvimento regional, particularmente no contexto europeu;
. Compreender a importância dos fundos estruturais no desenvolvimento das regiões europeias;
. Conhecer a política europeia de desenvolvimento regional para Portugal consubstanciada no QREN.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
. Compreender as dinâmicas de desenvolvimento do sector do Turismo nas suas várias vertentes: modelos e processos de desenvolvimento, elementos e agentes intervenientes, fatores críticos e fundamentais, importância do planeamento do desenvolvimento turístico, através de uma análise crítica às temáticas lecionadas;
. Aplicar o processo de planeamento turístico a uma região, analisando criticamente as condições que a mesma apresenta no âmbito do turismo e aplicando os princípios de desenvolvimento sustentável.
Programa
1. Questões do desenvolvimento regional
1.1. O interesse crescente pelo desenvolvimento regional
1.2. As regiões no sistema regional
1.3. Desenvolvimento económico e organização espacial
1.4. Paradigmas e modelos de desenvolvimento regional
2. Território, regiões e regionalização
2.1. Conceitos de região: critérios de delimitação de regiões
2.2. Tipos de regiões e lógicas de regionalização
2.3. Objetivos da regionalização
2.4. Descentralização/desconcentração de competências
2.5. O traçado das fronteiras das regiões
2.6. A Lei-Quadro da Regiões Administrativas
2.7. A regionalização turística e o crescimento regional
3. Território e globalização
3.1. Processos de globalização e de transnacionalização das actividades
3.2. As diferentes dimensões do processo de globalização
3.3. As políticas regionais em tempos de globalização
4. Desenvolvimento e Planeamento Regional e Turístico
4.1. A importância do Planeamento regional e turístico
4.2. Componentes do Planeamento regional e turístico
4.3. Descrição sumária do processo de planeamento
4.4. Alicerces do processo de planeamento
4.5. O processo de planeamento e o desenvolvimento sustentável
5. A política europeia de desenvolvimento regional para Portugal
5.1. O Quadro de Referência Estratégico Nacional;
5.2. Programas de desenvolvimento regional e local;
5.3. As Euro-regiões: o exemplo da Galiza-Norte de Portugal
6. Turismo e desenvolvimento regional: estudo de casos
Bibliografia Principal
José Silva Costa; Peter Nijkamp;Compêndio de Economia Regional, Principia, 2009. ISBN: 9789898131553 |
Rui Nuno Baleiras;Casos de Desenvolvimento Regional - Exercícios e Soluções , Principia. ISBN: 9789897160394 |
Fazenda, N., Nunes da Silva, F. e Costa, C. ;Política e planeamento turístico à escala regional - o caso da Agenda Regional de Turismo para o Norte de Portugal, Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2008 |
Bibliografia Complementar
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Management Dynamics: Trends, Management and Tools, Elsevier, 2006 |
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Business Frontiers: Consumers, Products and Industry, Elsevier, 2006 |
Cooper, C. & Hall, C. M.;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier,, 2008 |
Sharpley, R. & Telfer, D. J. ;Tourism and development in the developing world, London, Routledge, 2008 |
Métodos de Ensino
As metodologias contemplarão aulas de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, análise e discussão nas aulas sobre aspectos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos científicos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso. As aulas práticas ocorrerão aquando das apresentações dos de casos de estudo que serão sujeitos a debate e conclusões.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Seminários |
Participação Presencial |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
6 |
|
Avaliação |
Avaliação |
5 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
101 |
|
|
Total: |
115 |
Avaliação Contínua
2 Testes escritos individuais: 2x35%
Trabalhos escritos em grupo (portefólio): 30% (todos os temas do trabalho terão de ser diferentes entre si)
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular