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Planeamento e Desenvolvimento em Turismo

Código: LTU1425    Sigla: PDT

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU2D1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Software

http://elearning.isag.pt/

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se que os estudantes adquiram sensibilidade relativamente à problemática do desenvolvimento regional e às dinâmicas das diversas regiões a vários níveis.Num complexo sistema de relações, que vão do local ao global, importa debater o protagonismo, ou a sua perda, de cada entidade regional e dos seus actores, de modo a que cada um saiba situar-se num mundo em mudança constante e operar nele com êxito.
As políticas que as entidades oficiais disponibilizam para operar a mudança, em particular as europeias, não serão descuradas na abordagem do programa desta unidade curricular, com o objetivo de envolver os estudantes numa realidade associada ao desenvolvimento regional do país há várias décadas, onde as problemáticas suscitadas pelo turismo merecerão particular realce.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

. Compreender as questões associadas ao desenvolvimento regional;

. Apreender as especificidades territoriais e a necessidade de organização dos espaços;

. Abordar os aspectos conceptuais do crescimento e do desenvolvimento regional;

. Refletir sobre o papel do turismo no desenvolvimento regional;

. Compreender as estratégias para a regionalização administrativa do País;

. Refletir sobre o estatuto dos territórios regionais em diversos contextos: do global ao local;

. Conhecer estratégias de desenvolvimento regional, particularmente no contexto europeu;

. Compreender a importância dos fundos estruturais no desenvolvimento das regiões europeias;

. Conhecer a política europeia de desenvolvimento regional para Portugal consubstanciada no QREN.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:

. Compreender as dinâmicas de desenvolvimento do sector do Turismo nas suas várias vertentes: modelos e processos de desenvolvimento, elementos e agentes intervenientes, fatores críticos e fundamentais, importância do planeamento do desenvolvimento turístico, através de uma análise crítica às temáticas lecionadas;

. Aplicar o processo de planeamento turístico a uma região, analisando criticamente as condições que a mesma apresenta no âmbito do turismo e aplicando os princípios de desenvolvimento sustentável.

Programa

1. Questões do desenvolvimento regional
1.1. O interesse crescente pelo desenvolvimento regional
1.2. As regiões no sistema regional
1.3. Desenvolvimento económico e organização espacial
1.4. Paradigmas e modelos de desenvolvimento regional

2. Território, regiões e regionalização
2.1. Conceitos de região: critérios de delimitação de regiões
2.2. Tipos de regiões e lógicas de regionalização
2.3. Objetivos da regionalização
2.4. Descentralização/desconcentração de competências
2.5. O traçado das fronteiras das regiões
2.6. A Lei-Quadro da Regiões Administrativas
2.7. A regionalização turística e o crescimento regional

3. Território e globalização
3.1. Processos de globalização e de transnacionalização das actividades
3.2. As diferentes dimensões do processo de globalização
3.3. As políticas regionais em tempos de globalização

4. Desenvolvimento e Planeamento Regional e Turístico
4.1. A importância do Planeamento regional e turístico
4.2. Componentes do Planeamento regional e turístico
4.3. Descrição sumária do processo de planeamento
4.4. Alicerces do processo de planeamento
4.5. O processo de planeamento e o desenvolvimento sustentável

5. A política europeia de desenvolvimento regional para Portugal
5.1. O Quadro de Referência Estratégico Nacional;
5.2. Programas de desenvolvimento regional e local;
5.3. As Euro-regiões: o exemplo da Galiza-Norte de Portugal

6. Turismo e desenvolvimento regional: estudo de casos

Bibliografia Principal

José Silva Costa; Peter Nijkamp;Compêndio de Economia Regional, Principia, 2009. ISBN: 9789898131553
Rui Nuno Baleiras;Casos de Desenvolvimento Regional - Exercícios e Soluções , Principia. ISBN: 9789897160394
Fazenda, N., Nunes da Silva, F. e Costa, C. ;Política e planeamento turístico à escala regional - o caso da Agenda Regional de Turismo para o Norte de Portugal, Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2008

Bibliografia Complementar

Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Management Dynamics: Trends, Management and Tools, Elsevier, 2006
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Business Frontiers: Consumers, Products and Industry, Elsevier, 2006
Cooper, C. & Hall, C. M.;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier,, 2008
Sharpley, R. & Telfer, D. J. ;Tourism and development in the developing world, London, Routledge, 2008

Métodos de Ensino

As metodologias contemplarão aulas de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, análise e discussão nas aulas sobre aspectos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos científicos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso. As aulas práticas ocorrerão aquando das apresentações dos de casos de estudo que serão sujeitos a debate e conclusões.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Seminários  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Avaliação  5
Estudo autónomo  Estudo  101
  Total: 115

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 2x35%

Trabalhos escritos em grupo (portefólio): 30% (todos os temas do trabalho terão de ser diferentes entre si)



TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular