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Cultura Portuguesa

Código: LTU1317    Sigla: CP

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Área de Ensino: História

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU2D1

Teórico-Práticas: 51,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
A cultura e as diversas manifestações artísticas são essenciais para compreender os elementos que constituem o mapa referencial da identidade de Portugal e dos portugueses. A UC de Cultura Portuguesa pretende retratar o perfil sociocultural da sociedade desde os anos 70 (o período pré e pós revolução) até à atualidade, através da interligação entre a arte, as vivências culturais e a vida em sociedade. Serão igualmente focados alguns dos momentos mais marcantes da história do País, desde a fundação da nacionalidade até ao período do Estado Novo.


Objetivos e resultados esperados da aprendizagem:

- Compreender o ambiente social e cultural de Portugal dos anos 70 até aos dias de hoje;

- Analisar a produção artística e cultural mais significativa desse período, sobretudo nas áreas da música, da literatura e do cinema;

- Estudar alguns dos momentos mais marcantes da história recente do país, como a dimensão social e cultural da televisão, a evolução dos padrões de consumo, o impacto da união europeia e a disseminação das novas tecnologias.


Competências a desenvolver:

Os alunos deverão trabalhar as suas competências nas seguintes componentes:

- Identificar os elementos dominantes do perfil sociocultural da sociedade portuguesa:

- Caracterizar as manifestações artísticas mais representativas do período abordado;

- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de autonomia e tomada de decisão;

- Compreender o papel da cultura e da produção artística na definição e consolidação da identidade nacional.

Programa

I - Da fundação da nacionalidade até ao séc. XX
1. Momentos marcantes que definiram o perfil identitário nacional
1.1 A fundação da nacionalidade
1.2 As lutas pela independência
1.3 Os Descobrimentos
1.4 O Estado Novo

II - Perfil sociocultural da sociedade portuguesa
2. Os Anos 70 a década hippie, a era do individualismo
2.1 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema, Televisão
O perfil do consumidor português
3. Os Anos 80, a década yuppie, a era da informação
3.1 O culto do sucesso
3.2 Identidade cultural: Música, Literatura, Cinema e Sociologia
4. Os Anos 90, a década da CEE, a era da globalização
4.1 Impacto dos fundos comunitários
4.2 Mudanças nos hábitos de consumo
4.3 Identidade cultural: Música, Literatura e Cinema

III - O Século XXI: a era da comunicação global
5. A sociedade e as novas tecnologias
5.1 A cultura em movimento
5.2 A influência dos Social Media
5.3 O poder das Marcas
5.3.1 Música: plataformas digitais e culturas tribais
5.3.2 Literatura: formatos virtuais e novas metodologias
5.3.3 Cinema: os rituais de consumo e as plataformas alternativas

Bibliografia Principal

XAVIER, Jorge Barreto;A Cultura na Vida de Todos os Dias, Porto: Porto Editora, 2016
LOPES,Marília;Identidade em Viagem, Para uma História da Cultura Portuguesa, Lisboa: UCE, 2015

Bibliografia Complementar

RIBEIRO, António Pinto;Questões Permanentes, Ensaios Escolhidos Sobre a Cultura Contemporânea, Lisboa: Cotovia, 2011
RODRIGUES, Adriano;Comunicação e Cultura, A Experiência Cultural na Era da Informação, Lisboa: Editorial Presença, 2000
FERIN, Isabel;O Que é Comunicação e Culturas do Quotidiano, Lisboa: Quimera, 2010
MELO, Daniel;A Cultura Popular no Estado Novo, Lisboa: Angelus Novus, 2010
SARMENTO, Cristina e GUIMARÃES, Lúcia, (Coord.), ;Culturas Cruzadas em Português, Vol. III: Arte, Educação e Sociedade, Coimbra: Almedina, 2015
SALLES, Michelle;Em Busca de um Novo Cinema Português, Lisboa: UBI, 2011
CARDOSO, Miguel Esteves;A Causa das Coisas, Porto: Porto Editora, 2014

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com a apresentação sistemática de exemplos práticos e de casos reais. Na componente teórica será dado um enfoque particular à discussão crítica e participativa dos temas em análise, e no domínio prático serão operacionalizados os aspetos culturais abordados nas sessões.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outros  Estudo  12
Avaliação  Teste/Exame  5
Estudo autónomo  Estudo  98
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
- Dois testes escritos: 2x35%
- Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo: 30% (20% escrita + 10% apresentação oral)
Total: 100%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste final: 100%