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Contabilidade Empresarial

Código: LTU1316    Sigla: CE

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU2D1

Teórico-Práticas: 51,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos o conhecimento dos conceitos e da informação contabilísticos no âmbito empresarial.
Pretende com essa ferramenta conceptual e informativa, ajudar a interpretar a relevação contabilística dos fenómenos económicos e financeiros, entender os impactos desses fenómenos patrimoniais nas organizações, através da informação relevada nas principais peças contabilísticas.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Conhecer os conceitos fundamentais da Contabilidade Geral.
Compreender o modo como os dados extraídos das operações patrimoniais diárias se devem traduzir em dados Contabilísticos e podem e devem ser utilizados pelos Gestores na construção e leitura técnica de peças Contabilísticas.
Analisar o balanço, da demonstração de resultados e do mapa de fluxos de caixa.
Aplicar indicadores económico/financeiros de leitura de peças contabilísticas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Fazer entender a importância do aproveitamento da Contabilidade Geral para as tarefas do gestor empresarial.
Apetrechar o aluno com os conceitos essenciais da matéria e dotá-lo dos adequados saberes quanto às várias potencialidades da Contabilidade.
Desenvolver nos alunos a capacidade para saber construir e ler peças de Contabilidade.

Programa


Capítulo I - Introdução à Contabilidade.

Capítulo II -  Meios Financeiros Líquidos

Capítulo III -  Contas a Receber e a Pagar

Capítulo IV - Inventários e Ativos Biológicos

Capítulo V - Investimentos

Capítulo VI -  Capital, Reservas e Resultados Transitados

Capítulo VII - Gastos e Rendimentos

Capítulo VIII - Resultados

Capítulo IX - Operações de Fim de Exercício.

Bibliografia Principal

Nabais, C. e Nabais, F.;Prática Contabilística, Lidel, 2016
Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora, 2014

Bibliografia Complementar

Monteiro, Sónia M. S.;Manual de Contabilidade Financeira, Vida Económica, 2013
Rodrigues, J.;Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2015

Métodos de Ensino

Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias a abordar com a finalidade de construção de peças contabilísticas elementares.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Estudo  15
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo  Estudo  96
  Total: 160

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 x 40%

Ficha de trabalho: 1 x 20%



Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular