• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1212

Língua Inglesa II

Código: LTU1212    Sigla: LIII

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU1D1

Teórico-Práticas: 47,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, nomeadamente:
"É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades."


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

Temas:
Representante de férias
Comer fora
Turismo rural
Atrações e eventos

Conteúdos gramaticais:

Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva


Bibliografia Principal

JONES, Leo;Working in English, Cambridge University Press, 2015
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8

Bibliografia Complementar

www.cambridge.org
www.britishcouncil.pt

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Trabalho de Grupo  Projectos  20
Estudo autónomo  Teste/Exame  79
Outras  Teste/Exame  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contacto: 10%
Testes escritos individuais: 2 testes - 35% cada
Apresentações orais: 1 apresentação - 20%


Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre "Qualificações necessárias, rotina diária e perspectivas de promoção numa carreira na área do Turismo", à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Nível de Inglês;
- Originalidade das ideias apresentadas;
- Originalidade do trabalho apresentado.



Nos termos do Regulamento da Licenciatura:


1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Provas e Trabalhos Especiais

 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular