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Sociologia do Lazer e do Turismo

Código: LTU1211    Sigla: SLT

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU1D1

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta Unidade Curricular desenvolve um conjunto de temas relacionados com a perspetiva sociológica sobre os fenómenos do lazer e do turismo. Assumindo que, numa perspetiva sociológica, o turismo e o lazer estão intimamente ligados, a abordagem centra-se essencialmente na compreensão dos comportamentos de lazer e os seus condicionantes sócio-culturais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Enquadrar o lazer e o turismo nos contextos e constrangimentos culturais
Compreender a relevância do contexto familiar para a estruturação das atividades de lazer
Identificar as fases do ciclo de vida, associando-as a fenómenos de lazer
Compreender a interligação entre as esferas do trabalho e do lazer, bem como as transformações recentes a este nível
Caracterizar a influência que conceitos como classe social, género e etnia produzem nos hábitos de lazer
Enquadrar a influência do desporto nas atividades de lazer
Compreender o carácter estruturante dos fenómenos de consumo para as práticas de lazer
Caracterizar a influência das novas tecnologias da informação e da comunicação para as mudanças no conceito de lazer

Competências a desenvolver

Análise crítica dos fenómenos de lazer
Operacionalização dos conceitos sociológicos aplicados ao lazer
Recolha, tratamento e análise de informação teórica e empírica sobre os fenómenos de lazer

Programa

1. Enquadramento e conceitos fundamentais

2. Cultura e Lazer

3. Lazer e Família

4. Lazer e Ciclo de Vida

5. Trabalho e Lazer

6. Classe, Género e Etnicidade

7. Lazer e o Desporto

8. Consumo e Lazer

9. Mundos Virtuais e Lazer

Bibliografia Principal

Elkington, Sam & Gammon, Sean ;Contemporary Perspectives in Leisure, Routledge, 2014
DÍAZ CANO, EDUARDO; PÉREZ REDONDO, RUBÉN JOSÉ;Teaching Materials for Sociology of Tourism and Leisure., OMM PRESS, Madrid, 2016. ISBN: 10: 8494441671; 13: 9788494441677

Bibliografia Complementar

Blackshaw, Tony ;Handbook of Leisure Studies, Routledge, 2013
Dias, Reinaldo ;Sociologia do Turismo, Atlas, 2003
Castro, Celso ;Sociologia Aplicada ao Turismo, Altas, 2002
Guiddens, Anthony ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
Critcher, C.; Bramham, P.; Tomlinson, A.;Sociology of Leisure: a reader, E&FN Spon, 1999

Métodos de Ensino

Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos, casos e observação in loco.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Outras  Projectos  12
Estudo autónomo  Estudo  99
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 2x35%

1 Trabalho escrito: 30%

TOTAL: 100%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame escrito individual (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular