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Marketing

Código: LRE1536    Sigla: MKT

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE3

Teórico-Práticas: 102,00
Seminário: 3,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Marketing pretende descrever e caracterizar os conceitos e os métodos do marketing aplicados à atividade das empresas que operam nos vários setores de atividade e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos produtos e serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção. Serão abordados aspetos de carácter transversal à área do Marketing, como sejam disso exemplo, a evolução do conceito de marketing, o plano de marketing, a ética e a responsabilidade social no marketing, a gestão do marketing-mix, a segmentação e o posicionamento, a satisfação e a fidelização do consumidor ou o marketing relacional, entre outros aspetos..


OBJETIVOS
- Definir e balizar o conceito e atividade de marketing
- Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico
- Adoptar o pensamento estratégico ao contexto de marketing
- Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
- Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no diferentes setores de atividade;
- Compreender as especificidades do marketing e evolução do conceito; 
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing e relacionamento com os clientes;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing;
- Compreender algumas das principais tendências do marketing e do consumo e da co-criação de valor.

Programa

Capítulo 1 - Introdução ao estudo do marketing
1.1 Conceito e importância do marketing
1.2 Evolução do conceito do marketing: da era da produção à era do marketing de relacionamentos
1.3 Novas abordagens: experience-based marketing
1.4 Do estudo de mercado ao estudo do consumidor.
1.5 A ética e a responsabilidade social no marketing e marketing.

Capítulo 2 - Diagnóstico e análise ambiental
2.1. Plano de Marketing
2.2. Análise Externa
2.3. Análise Interna
2.4. Modelos de Análise
2.5. Avaliação e Controlo de Marketing

Capítulo 3 - Segmentação, Targeting e Posicionamento
3.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado
3.2. Processo e critérios de segmentação
3.3. Posicionamento Estratégico
3.4. Etapas da Definição do Posicionamento
3.5. Fatores de Diferenciação

Capítulo 4 - Gestão do marketing-mix
4.1. O marketing-mix
4.2. Gestão de produtos e serviços
4.2.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
4.2.2. Processo de adopção do novos produtos
4.2.3. Mix de produtos
4.2.4. Níveis dos Produtos
4.2.5. Políticas de Gama e Linha de Produtos
4.2.6. Branding e triângulo da marca
4.2.7. Notoriedade da marca
4.3. Gestão do Preço
4.3.1. Objetivos do Preço
4.3.2 Estratégias de Fixação de Preço
4.3.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços
4.4. Canais de Distribuição
4.4.1. Natureza e seleção dos Canais
4.4.2. Gestão dos Canais
4.4.3. e-Business e e-Commerce
4.5. Comunicação Integrada de Marketing
4.5.1. O processo de comunicação
4.5.2. O Mix da Comunicação
4.5.3. Elaboração de um Plano de Comunicação


Capítulo 5 - Tendências do Marketing e Consumo
5.1 A economia dos serviços.
5.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens.
5.3 Características dos serviços.
5.4 O serviço como um sistema

Capítulo 6 - Gestão da Qualidade e Produtividade e (co)criação do Valor
6.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade em produtos e serviços
6.2 Identificação e correção de erros de qualidade.
6.3 A produtividade no sector dos serviços.

Bibliografia Principal

Lendrevie, L., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V.;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, 16ª edição, D. Quixote, 2015
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Princípios de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2008

Bibliografia Complementar

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I;Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, , Elselvier, 2010
Kotler, P. and KELLER, K.;Administração de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2006
Vaz, C. A.;Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital, São Paulo, São Paulo: Novatec Editora, 2011
MASTERSON, R. and PICKTON, D.;Marketing: An Introduction, SAGE Publications, 2014
MARSHALL, G., JOHNSTON, M.;Marketing Management, McGraw-Hill/Irwin, 2014
Yanaze, M. H;Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações, São Paulo, Saraiva, 2007
Tavares, V.;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015

Métodos de Ensino

Exposição dos conceitos e ferramentas de marketing.
Estudos de caso reais em sala e aplicação de conteúdos ao longo do semestre.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Evaluation  Teste/Exame  4
Seminar  Participação Presencial  3
Group project  Projectos  36
Study  Estudo  60
Others  Participação Presencial  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

A avaliação contínua contempla 2 testes escritos individuais (35% + 35%), e a realização de um trabalho em grupo (3 elementos) para 30%.


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

A avaliação final é constituída por 1 exame escrito individual (100%).

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular