Código: | LRE1536 | Sigla: | MKT |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 3º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 102,00 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Marketing pretende descrever e caracterizar os conceitos e os métodos do marketing aplicados à atividade das empresas que operam nos vários setores de atividade e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos produtos e serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção. Serão abordados aspetos de carácter transversal à área do Marketing, como sejam disso exemplo, a evolução do conceito de marketing, o plano de marketing, a ética e a responsabilidade social no marketing, a gestão do marketing-mix, a segmentação e o posicionamento, a satisfação e a fidelização do consumidor ou o marketing relacional, entre outros aspetos..
Capítulo 1 - Introdução ao estudo do marketing
1.1 Conceito e importância do marketing
1.2 Evolução do conceito do marketing: da era da produção à era do marketing de relacionamentos
1.3 Novas abordagens: experience-based marketing
1.4 Do estudo de mercado ao estudo do consumidor.
1.5 A ética e a responsabilidade social no marketing e marketing.
Capítulo 2 - Diagnóstico e análise ambiental
2.1. Plano de Marketing
2.2. Análise Externa
2.3. Análise Interna
2.4. Modelos de Análise
2.5. Avaliação e Controlo de Marketing
Capítulo 3 - Segmentação, Targeting e Posicionamento
3.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado
3.2. Processo e critérios de segmentação
3.3. Posicionamento Estratégico
3.4. Etapas da Definição do Posicionamento
3.5. Fatores de Diferenciação
Capítulo 4 - Gestão do marketing-mix
4.1. O marketing-mix
4.2. Gestão de produtos e serviços
4.2.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
4.2.2. Processo de adopção do novos produtos
4.2.3. Mix de produtos
4.2.4. Níveis dos Produtos
4.2.5. Políticas de Gama e Linha de Produtos
4.2.6. Branding e triângulo da marca
4.2.7. Notoriedade da marca
4.3. Gestão do Preço
4.3.1. Objetivos do Preço
4.3.2 Estratégias de Fixação de Preço
4.3.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços
4.4. Canais de Distribuição
4.4.1. Natureza e seleção dos Canais
4.4.2. Gestão dos Canais
4.4.3. e-Business e e-Commerce
4.5. Comunicação Integrada de Marketing
4.5.1. O processo de comunicação
4.5.2. O Mix da Comunicação
4.5.3. Elaboração de um Plano de Comunicação
Capítulo 5 - Tendências do Marketing e Consumo
5.1 A economia dos serviços.
5.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens.
5.3 Características dos serviços.
5.4 O serviço como um sistema
Capítulo 6 - Gestão da Qualidade e Produtividade e (co)criação do Valor
6.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade em produtos e serviços
6.2 Identificação e correção de erros de qualidade.
6.3 A produtividade no sector dos serviços.
Lendrevie, L., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V.;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, 16ª edição, D. Quixote, 2015 |
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Princípios de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2008 |
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I;Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, , Elselvier, 2010 |
Kotler, P. and KELLER, K.;Administração de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2006 |
Vaz, C. A.;Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital, São Paulo, São Paulo: Novatec Editora, 2011 |
MASTERSON, R. and PICKTON, D.;Marketing: An Introduction, SAGE Publications, 2014 |
MARSHALL, G., JOHNSTON, M.;Marketing Management, McGraw-Hill/Irwin, 2014 |
Yanaze, M. H;Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações, São Paulo, Saraiva, 2007 |
Tavares, V.;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015 |
Exposição dos conceitos e ferramentas de marketing.
Estudos de caso reais em sala e aplicação de conteúdos ao longo do semestre.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Evaluation | Teste/Exame | 4 | |
Seminar | Participação Presencial | 3 | |
Group project | Projectos | 36 | |
Study | Estudo | 60 | |
Others | Participação Presencial | 12 | |
Total: | 160 |
A avaliação contínua contempla 2 testes escritos individuais (35% + 35%), e a realização de um trabalho em grupo (3 elementos) para 30%.
A avaliação final é constituída por 1 exame escrito individual (100%).